sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

série do mês ESPORTISTAS



Ronaldo (Cunha Dias), 1951, cartunista e chargista de Vacaria, RS. Autor dos livros O Homem Que Ri, Posso Rir Agora, Doutor?, Sorria, Você Está em Extinção, co-autor da coletânea Edição de Risco e colaborador de jornais e revistas do país. Um dos mais premiados cartunistas em salões pelo Brasil e mundo afora.




Rafael (Corrêa), 1976, cartunista, quadrinista e designer de Rosário do Sul, RS. Criador de Artur, o Arteiro, e autor dos livros de tiras com o personagem, Direto pro SOE! e Piolhos Invaders.




Charles Addams (Samuel), 1912-1988, cartunista americano. Célebre pelo seu humor mórbido, foi colaborador da revista The New Yorker, onde criou uma antológica série de cartuns góticos, que deram origem à Família Addams, da série na TV e em filmes.




Fábio (Sant'ana) Zimbres – 1960, cartunista, designer, ilustrador, editor e artista plástico de São Paulo. Criador da série de tiras Vida Boa, publicadas no jornal Folha de São Paulo. Editou a revista Animal e criou a editora independente Mini Tonto, lançando diversos autores. Suas ilustrações e quadrinhos foram publicados no Brasil, Argentina, França, Espanha e Estados Unidos.




Fontanarrosa (Roberto) 1944-2007. Cartunista, quadrinista e escritor argentino nascido em Rosário. Autor dos célebres personagens Inodoro Pereira e Boogie, el aceitoso. Colaborador por décadas do jornal El Clarin, de Buenos Aires. Lançou dezenas de livros de quadrinhos, cartuns e de contos. Também conhecido como "El Negro", morreu ano passado, vítima de rara doença neurológica.




Péricles (Andrade Maranhão) 1924-1961. Cartunista pernambucano, criador do quem sabe mais popular personagem do humor gráfico brasileiro, o Amigo da Onça, publicado na revista O Cruzeiro desde seu início de carreira, em 1943, até seu suicídio em 61.

Nenhum comentário: