sábado, 26 de dezembro de 2009


série do mês SUICIDAS




Blachon (Roger), 1941, cartunista e ilustrador francês. Colaborador de revistas como Planeta e Lui, é autor da série de álbuns Des Oiseaux Ordinaires, além de ilustrar vários livros infantis.






Ziraldo (Alves Pinto), 1932, cartunista, chargista e ilustrador de Caratinga, MG. Criador do Menino Maluquinho, do Saci Pererê, de Jeremias, o Bom, da Supermãe, do Mineirinho e incontáveis personagens. Um dos fundadores do Pasquim e autor do livro Flicts, entre outros.






Laerte (Laerte Coutinho), 1951, cartunista, chargista e quadrinista de SP. Um dos mais engraçados e produtivos autores de humor, consagrado por personagens famosos como os Piratas do Tietê, das Striptiras, de Hugo e de Suriá. Colabora com tiras e cartuns para jornais de todo o país, além de escrever para a TV. Tem dezenas de revistas e livros publicados.





Mankoff (Robert), 1960, cartunista americano. Editor de humor da revista The New Yorker e autor de livros de cartuns e editor de antologias.






Charles Addams (Samuel), 1912-1988, cartunista americano.
Célebre pelo seu humor mórbido, foi colaborador da revista The New Yorker, onde criou uma antológica série de cartuns góticos, que deram origem à Família Addams, da série na TV e em filmes.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009


série do mês SUICIDAS




Miran (Oswaldo Miranda), 1952, cartunista, ilustrador, diretor de arte, editor e designer, de Paranaguá, PR. Diretor e editor da revista Gráfica - Arte Internacional, a mais importante revista brasileira de artes gráficas, da revista AdD, do suplemento Raposa e colaborador do Pasquim. É autor do livro Miran, Um Rapaz de Fino Traço.






Vilanova
(Paulo Volmar), 1970, cartunista e ilustrador de Porto Alegre. Colaborador de revistas e jornais. Premiado em salões de humor nacionais e internacionais.





Quino (Joaquín Salvador Lavado), 1932, cartunista e quadrinista argentino. Criador da Mafalda, é um dos gênios do humor internacional.





Rafael Sica (1980), cartunista, quadrinista e ilustrador gaúcho. Autor do blog Quadrinho Ordinário e colaborador de jornais e revistas nacionais.





Bosc (Jean-Maurice), 1924-1973, cartunista francês. Outro clássico do humor que diz tudo em silêncio (ao lado de André François, Chaval e Sempé). Em sua curta vida, um dos mais premiados cartunistas da Europa. (No dia 3 de maio de 1973, Bosc cometeu suicídio. A ironia desta postagem é involuntária.)

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009


série do mês DIVÃS




Canini (Renato Vinicius), 1936, cartunista, ilustrador e quadrinista gaúcho de Quaraí, RS. Um dos grandes nomes do cartunismo nacional, "pai" do Zé Carioca "brasileiro", criador do Dr. Fraud, Kactus Kid, Tibica, entre outros, e autor dos livros Dr. Fraud e Cadê a Graça Que Tava Aqui? Colaborador exclusivo do Tinta China, às segundas, quartas, sextas, sábados e domingos.




Ralph Steadman, 1936, cartunista, caricaturista, ilustrador e gravurista inglês. Artista gráfico de estilo vigoroso e gestual, humor corrosivo, colaborador de revistas como Punch, Private Eye, Rolling Stone e de jornais como o The New York Times. Autor de livros sobre grandes figuras, como Freud e Leonardo da Vinci, além de álbuns sobre arte.





Sempé (Jean-Jacques), 1932, cartunista e ilustrador francês. Brilhante como observador, elegante como desenhista, é um dos mais admirados humoristas do mundo. Além dos cartuns com cenas da vida parisiense, muitas vezes em vários quadros, deu vida ao Pequeno Nicolau, em parceria com o roteirista René Goscinny.





Emil (Wainstok), cartunista carioca. Vencedor do 2o Salão de Piracaba, foi colaborador do Pasquim nos anos 70 e participante da Bienal de 72. (Infelimente o blog não conseguiu informações atualizadas do artista)





Jaguar (Sérgio Jaguaribe), 1932, cartunista carioca. O humor mais escrachado do Brasil, um dos traços mais originais do mundo. Com Millôr, Fortuna, Claudius e outros, é autor do clássico 10 em Humor, livro de 1968. Fundador do Pasquim, é o pai do Sig, símbolo do jornal que "tirou a gravata do jornalismo brasileiro". Além de Hay Gobierno, Soy Contra, publicou livros de crônicas da vida boêmia.





Quino (Joaquín Salvador Lavado), 1932, cartunista e quadrinista argentino. Criador da Mafalda, é um dos gênios do humor internacional.





Laerte (Laerte Coutinho), 1951, cartunista, chargista e quadrinista de SP. Um dos mais engraçados e produtivos autores de humor, consagrado por personagens famosos como os Piratas do Tietê, das Striptiras, de Hugo e de Suriá. Colabora com tiras e cartuns para jornais de todo o país, além de escrever para a TV. Tem dezenas de revistas e livros publicados.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009


série do mês DIVÃS




Crist (Cristobal Reinoso), 1948, cartunista e ilustrador argentino. Um dos principais desenhistas de humor do país, há décadas colaborador do jornal El Clarín. Em 2005, venceu o 1º World Press Cartoon. Tem vários livros publicados, entre eles Santíssima Trindade, com Fontanarrosa e o nosso Santiago.





Gahan Wilson, 1930, cartunista e ilustrador americano. Com estilo grotesco e especialista em humor negro, seu trabalho pode ser visto na Playboy, The New Yorker, National Lampoon, entre outras publicações. Também é escritor de FC.



Luis Fernando Veríssimo (1936), escritor e cartunista de Porto Alegre. Criador do Analista de Bagé, da Velhinha de Taubaté, do detetive Ed Mort e das Cobras, entre outros pesonagens. Tem dezenas de livros publicados, com textos adaptados para a TV, e colabora com vários jornais brasileiros.





Claudius (Cláudio Ceccon) , 1938, cartunista e ilustrador de Garibaldi, RS. Arquiteto por formação, começou na revista Manchete, participou do início do Pasquim e do clássico livro 10 em Humor, da geração que revolucionou o cartunismo brasileiro, junto com Millôr, Jaguar e Fortuna.





Nani (Ernani Diniz Lucas), 1951, cartunista, chargista e ilustrador mineiro. Em mais de 35 anos de carreira, colaborou nos mais importantes veículos da imprensa nacional, inclusive o Pasquim, e é autor de uma dezena de livros de humor, de revistas e livros infantis.





Carlos Estevão (1921-1972), cartunista pernambucano. Um dos maiores nomes do humor brasileiro de todos os tempos, consagrado em várias publicações nos anos 40 e 50, entre elas o fenômeno editorial O Cruzeiro.





Alcy (Linares), 1944, cartunista, chargista e ilustrador brasileiro, de São Paulo. Conhecido pelo humorismo militante, resistiu à ditadura e acumula 35 anos de colaborações nos mais importantes veículos nacionais. Autor do álbum Vida de Artista.



Lou Myers (1915-2005), cartunista e ilustrador americano. Satirista de costumes, colaborador dos principais jornais e revistas dos EUA, traço moderno aproveitado inclusive pela publicidade.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

série do mês PRANCHETAS E CAVALETES





Bosc (Jean-Maurice), 1924-1973, cartunista francês. Outro clássico do humor que diz tudo em silêncio (ao lado de André François, Chaval e Sempé). Em sua curta vida, um dos mais premiados cartunistas da Europa.




Eric Gurney (1929), cartunista, ilustrador e animador americano. Sua carreira se desdobrou entre os Estúdios Disney e a ilustração de livros de poesia, infantis e outros.






Norman Rockwell (1894-1978), ilustrador americano. Um dos mais brilhantes e admirados artistas do mundo. Sua maior marca é a capacidade de sentir e retratar o american way of life, cujo principal veículo foram suas capas para The Saturday Evening Post.





Hergé (Georges Remi), 1907-1983, quadrinista belga. Criador do popularíssimo Tintin, aventureiro em 25 álbuns, 6 filmes, 2 séries de TV, 2 documentários e 5 games.





Bill Watterson (1958), quadrinista americano. Autor de Calvin e Haroldo, uma das maiores criações em HQ dos últimos tempos. Embora o sucesso de público e de crítica no mundo inteiro, o autor interrompeu a produção aos 10 anos da série.





Al Hirschfeld (1903-2003), caricaturista americano. Sem dúvida o mais elegante traço da caricatura mundial. Longa trajetória dedicada a registrar o show-biz, as artes e literatura. Lugar definitivo no hall da fama.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009


série do mês PRANCHETAS E CAVALETES



Lou Myers (1915-2005), cartunista e ilustrador americano. Satirista de costumes, colaborador dos principais jornais e revistas dos EUA, traço moderno aproveitado inclusive pela publicidade.





Ronald Searle (1920), cartunista e ilustrador inglês. Dono de estilo rebuscadamente divertido, exibe o típico senso de humor britânico. Tem lugar de honra na galeria dos grandes do humor universal.






Quino (Joaquín Salvador Lavado), 1932, cartunista e quadrinista argentino. Criador da Mafalda, é um dos gênios do humor internacional.





Santiago (Neltair Rebés Abreu), 1950, cartunista, chargista, ilustrador e quadrinista gaúcho. Um dos artistas mais premiados em salões de humor, de traço e humor universal.





Chaval (Yvan Le Louarn), 1915-1968, cartunista francês. A partir de revistas e jornais franceses, seu humor de traço seco e visão pessimista, conquistou o mundo. Um clássico.





André François (1915-2005), cartunista, ilustrador e cartazista romeno. Atuou na imprensa francesa e americana. Um dos mestres internacionais do humor.





Saul Steinberg (1914-1999), húngaro-romeno. Cartunista e ilustrador da The New Yorker por 60 anos. O gênio que influenciou gênios.

domingo, 20 de dezembro de 2009


o analista de bagé LFV / EDGAR VASQUES



macanudo taurino SANTIAGO



rio grosso do sul BIER



tapejara LOUZADA



graça na praça UBERTI




O Analista de Bagé, Macanudo Taurino, Rio Grosso do Sul, Tapejara e Graça na Praça são publicados aos domingos.