sábado, 15 de março de 2008

charge BIER




Título: Águas de março
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Blog do autor
Local: Porto Alegre

charge KOOSTELLA




Título: Eucalipto nos pampas
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Expo Eucalipto
Local: Porto Alegre

cartum ELIAS




Título: Paisagem
Técnica: Caneta e aquarela
Veículo: Expo Aquecimento
Local: Porto Alegre

anabel LANCAST



Anabel é publicada aos sábados.

tibica CANINI




Tibica é publicado aos sábados.

artur, o arteiro RAFAEL




Artur, o Arteiro é publicado aos sábados.

ilustração EUGÊNIO NEVES





Título: Mulher no divã
Técnica: Bico-de-pena e computador
Veículo: Acervo do autor
Local: Porto Alegre

quadrinhos FABIANO GUMMO



Título: Disassembled
Técnica: Nanquim e Photoshop
Veículo: Acervo do autor
Local: Canoas, RS

skecthbook ANTONIO VASQUES




Título: Figura
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Acervo do autor
Local: Porto Alegre

bate-pronto PEDRO ALICE

O mundo concreto de
um artista digital



Autor de um trabalho incomum, só poderia ser incomum o artista que aceitou responder as perguntas dessa vez. Pintor e desenhista de mão cheio, usa toda a energia que carrega nas mãos para mover pixels. Desde 1996 que Pedro Alice se dedica consistentemente a ilustração digital e agora está fechando o círculo e começando a expor trabalhos que derivam do pensamento gráfico digital: quadros que parecem telas virtuais, quando na verdade são feitos de matérias bem concretas. Um dos fundadores da seminal revista Kamikaze fez quadrinhos que são verdadeiros clássicos esperando uma reedição. Seu trabalho atualmente pode ser encontrado em fanzines, eventuais exposições coletivas e em revistas, jornais e livros tais como Extra Classe, Utopia, Cadernos Diplô, A Pata Maldita. Manda, Pedro!

Tinta China – Como artista gráfico, qual a sua atividade principal?
Pedro Alice – Ilustrador editorial. Também estou começando a desenvolver trabalhos plásticos, com gravura digital aplicada.

Tinta China – Como você negocia os valores de seus frilas?
Pedro Alice – Negocio os valores com flexibilidade, compreensão, realismo e senso de dignidade. Não me venham com migalhas... Se tu te sujeitas a trabalhar em condições aviltantes, este cliente só vai lembrar de ti quando não puder pagar. Quando houver dinheiro na jogada, ele vai contratar outro. Já ensinava o sábio Turuga...

Tinta China – Como é um dia típico de trabalho para você?
Pedro Alice – Atípico. Não gosto de cortar o fluxo das idéias, então não tem hora para começar e termina quando desabo de exaustão. Geralmente possui mais de 24 horas, e coisas como “refeição” se tornam meras abstrações.

Tinta China – Por onde você começa uma tarefa?
Pedro Alice – Ilustração editorial começa pela leitura do texto, né? Seguidamente faço uma pesquisa de imagens sobre o assunto. Estimula as idéias e evita que se repita trabalhos que já foram feitos. Em trabalhos plásticos ou pessoais, começa por um impulso inexplicável.

Tinta China – Quais ferramentas você utiliza e qual domina mais?
Pedro Alice – Adobe Photoshop.

Tinta China – Que condições você exige ou depende para criar?
Pedro Alice – Rock’n’Roll, café, cigarros e bananas (o fast-food mais rápido da galáxia).

Tinta China – Como você lida com os prazos?
Pedro Alice – Através dos tempos, fui me tornando cada vez mais rápido. Mesmo assim, não sou um desenhista veloz. Sou meticuloso e exigente com meu trabalho, e as soluções gráficas que utilizo demandam tempo. Recuso trabalhos com prazos impraticáveis por mim. No mais, corro como um desesperado para que eles não me alcancem.

Tinta China – Como você mantém os originais que produz?
Pedro Alice – No HD e em backups. Também tenho desenhos antigos em pastas e caixas de papelão (para o regozijo dos ácaros e das traças).

Tinta China – Quais suas primeiras e atuais influências?
Pedro Alice – Cresci numa família de posses modestas, porém cercado de livros e discos (LP, vinil). Tive contato com Hyeronimus Bosch e Picasso através de capas de livro, por isto as artes gráficas e plásticas sempre estiveram meio que misturadas na minha cabeça. As capas de discos de rock e jazz dos anos 60 e 70. Van Gogh e todos os impressionistas. As histórias em quadrinhos. Os desenhos animados da tv. Canini na Recreio. A publicidade. Surrealismo, paixão infantil substituída pelo Dada e pelo Pop na adolescência. Os cartazes de propaganda da IIª Guerra Mundial. Os cartazes de cinema. O Pasquim que eu lia escondido dos meus pais. Com 10 anos viciei em cartum e humor. Fradim o 1° punk. A imprensa de resistência à ditadura e com ela Santiago, Edgar, Eugênio, Juska, LFV,Rubem Grillo... Jaca nos 80. Os desenhos do Alemão Guazzelli feitos à Bic nas classes da escola, que as serventes apagavam com álcool e depois eu restaurava, antes da gente ficar amigo. Os ilustradores da Europa Oriental comunista. Fontanarrosa, Breccia e todos aqueles argentinos. Gigger, Dave MacKean, Liberatore e todos aqueles terráqueos. CHEGA!!! Enfim, o universo, o multiverso e além...

Tinta China – Onde você busca informações para apoiar suas criações?
Pedro Alice – No Google.

Tinta China – Você tem preferência por algum tipo de papel?
Pedro Alice – No meu trabalho plástico tenho feito pesquisas com transparência. Também utilizo o papel Granitto da Filiperson, mas não sei se ainda existe no mercado.

Tinta China – Quais macetes técnicos funcionam no seu trabalho?
Pedro Alice – Sobreposição de uma mesma imagem com tratamentos diferenciados, em layers com variados atributos de transparência e luminosidade.

Tinta China – Qual o seu maior conflito com o mercado?
Pedro Alice – Mercado?! Vocês devem estar brincando... Esqueceram que, antes de virar uma referência nacional, Allan Sieber passava fome em Porto Alegre?! Por mais lindos que sejam os infográficos do Gabriel Renner, vocês acham que esta é a melhor utilização para o talento deste rapaz?! Neste pedaço de chão esquecido pelos homens e abandonado por deus, é mais fácil caçar Saci do que encontrar o mercado. Nem o Walter Mercado aparece por aqui...

Tinta China – Que dicas básicas você daria para um iniciante?
Pedro Alice – Existem bilhões de pessoas no mundo. Um grande número delas não vai gostar do seu trabalho, a maior parte nem vai notar que ele existe. Não se intimide com críticas. Algumas serão totalmente disparatadas, ou poderão ser lúcidas e inteligentes mas não se aplicar a sua intenção estética. Outras serão muito úteis. Reflita com carinho e defenda seus pontos de vista com serenidade e segurança. E nunca pare de experimentar.

Foto: Pedro Alice

sexta-feira, 14 de março de 2008

família brasil LUIS FERNANDO VERISSIMO




Família Brasil é publicada às sextas-feiras.

charge BIER




Título: Pauleira
Técnica: Caneta e aquarela
Veículo: Sindibancários
Local: Porto Alegre

charge EUGÊNIO




Título: Troca
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Site do autor
Local: Porto Alegre

cartum SANTIAGO



Título: Ponto no baile
Técnica: Caneta e aquarela
Veículo: Acervo do autor
Local: Porto Alegre

televilão CANINI




Televilão é publicado às sextas-feiras.

as panelas UBERTI




As Panelas são publicadas às sextas-feiras.

ilustração NIK




Título: O acordo de Bologna
Técnica: Computador
Veículo: Revista Getúlio, nº8
Local: São Paulo, SP

design LOUZADA



Título: Distintivo de clube de futebol
Técnica: Caneta
Veículo: Sociedade Esportiva e Recreativa Núcleo Duro (S.E.R.N.U)
Local: Santa Maria, RS

sketchbook THIAGO ESSER




Título: Bar Honesto
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Blog do autor
Local: Niterói, RJ

publicações TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA

Um clássico dos quadrinhos
desenha um clássico da literatura


Pela coleção Clássicos em Quadrinhos da Editora Agir está programado mais um clássico desenhado por um gaúcho, e dessa vez por um verdadeiro clássico das nossa artes gráficas, o pai do Rango, mestre das penas e pincéis e autor do cabeçalho que encima nosso blog, o inquebrantável Edgar Vasques. Idealista e duro na queda como o próprio Policarpo Quaresma, não podiam ter escolhido melhor. O roteiro é de seu amigo Flávio Braga e o universo não é estranho ao desenhista que já tinha ilustrado uma edição do próprio livro. Munido de videos, fotos, livros e o que mais lhe cair na mão, Edgar faz diárias viagens ao começo da República no Brasil ao Rio antigo, aos primeiros sonhos que ainda perduram mesmo com o triste fim do título e do próprio autor, Lima Barreto. O álbum colorido terá 60 páginas e está programado para este ano.





série do mês A MORTE



Quino (Joaquín Salvador Lavado), 1932, cartunista e quadrinista argentino. Criador da Mafalda, é um dos gênios do humor internacional.

quinta-feira, 13 de março de 2008

charge EUGÊNIO NEVES




Título: Governo cabeludo
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Site do autor
Local: Porto Alegre

charge TACHO





Título: Chacina
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Correio do Povo
Local: Porto Alegre

cartum CANINI





Título: Desequilíbrio
Técnica: Caneta
Veículo: Expo Ecologia
Local: Pelotas, RS

os véios ALISSON




Os Véios são publicados às quintas-feiras.

blau BIER




Blau é publicado às quintas-feiras.

radicci IOTTI






Radicci é publicado às quintas-feiras.

caricatura GILMAR FRAGA





Título: Hugo Chávez
Técnica: Caneta
Veículo: Zero Hora
Local: Porto Alegre

ilustração JUSKA




Título: Filmadora 77
Técnica: Bico-de-pena
Veículo: Acervo do autor
Local: Porto Alegre

grafismo RAFAEL




Título: Royal-guard on fire
Técnica: Caneta e aquarela
Veículo: Blog do autor
Local: Porto Alegre

sketchbook BYRATA





Título: Garopaba, no dia nacional da HQ
Técnica: Caneta
Veículo: Blog do autor
Local: Santa Maria, RS

palavras MAX EASTMAN



Arte: Uberti

quarta-feira, 12 de março de 2008

charge KAYSER





Título: Rede
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Blog do autor
Local: Porto Alegre

charge SANTIAGO






Título: Casa Preta
Técnica: Caneta e aquarela
Veículo: Tinta China
Local: Porto Alegre

cartum MOA




Título: Novos modelos
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Expo Aquecimento
Local: Porto Alegre

dr. fraud CANINI




Dr. Fraud é publicado às quartas-feiras.

quadrinho ordinário RAFAEL SICA






Quadrinho Ordinário é publicado às quartas-feiras.

no buteco SIMCH



No Buteco é publicado às quartas-feiras.

ilustração UBERTI





Título: Tipos de arreios
Técnica: Caneta
Veículo: Livro Mão Gaúcha, 1978
Local: Alegrete, RS

sketchbook CARLOS SOARES





Título: DD
Técnica: Lápis
Veículo: Blog do autor
Local: Canoas, RS

série do mês A MORTE





Bier (Augusto Franke), 1959, cartunista, chargista, quadrinista e ilustrador de Santa Maria, RS. Criador do Blau, autor da série Rio Grosso do Sul e co-autor das coletâneas de humor ...E o Bento Levou, Corta Essa e Edição de Risco. Colaborador de jornais e revistas do país.

terça-feira, 11 de março de 2008