sábado, 27 de outubro de 2007

charge MOA




Título: Clichê
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Jornal do Comércio
Local: Porto Alegre

cartum RONALDO




Título: Engarrafamento
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Expo Automóvel
Local: Porto Alegre

anabel LANCAST




Anabel é publicada aos sábados.

tibica CANINI




Tibica é publicado aos sábados.

artur, o arteiro RAFAEL




Artur é publicado aos sábados.

elefoa cor-de-rosa CHIQUINHA




Elefoa cor-de-rosa é publicada aos sábados.

ilustração EDU




Título: O leitor
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Zero Hora
Local: Porto Alegre

sketchbook ALISSON




Título: Louca
Técnica: Lápis de cor e cartão
Veículo: Acervo do autor
Local: Rio Grande, RS

salões de humor SAINT JUST LE MARTEL

Em missão cultural, o repórter
Santiago cobre A Vaca Que Ri




A 12 quilômetros de Limoges e com 2.300 habitantes, a diminuta cidade francesa de Saint Just le Martel há 26 anos sedia um dos eventos de humor gráfico mais simpáticos do mundo. O seu Salão de Desenho de Imprensa muito mais um grande encontro e mostra mundial do que uma competição de cartuns. Para começar, o prêmio ao melhor cartunista é uma vaca, viva e puxada pela cordinha! O segundo lugar é uma ovelha e o terceiro um leitãozinho. Os ganhadores que se virem para carregar (foi a primeira vez que eu torci para não ganhar nada!). Nesta edição, o ganhador foi o cartunista Ali Dilem, da Argélia, que ganhou pelo conjunto da obra, obra essa que já lhe valeu vários processos e algum tempo na cadeia por intolerância política e religiosa. Durante um tempo o evento foi patrocinado pela famosa marca de latícinios "La Vache que Rit". Aliás, a expressão "humour vache", que caracteriza o Salão, é uma expressão muito usada pelos franceses para denominar humor irreverente e abusado.

A brincadeira inicia na Gare de Austerlitz, em Paris, onde se encontram os desenhistas do mundo todo para serem transportados no vagão especialmente cedido pela Rede Ferroviária. No guichê de informações ao ouvir a palavra "humour" até os mal humorados parisienses amolecem e informam com boa vontade. No vagão-torre de Babel tagarelam-se línguas diversas e diversas tentativas de falar línguas diversas. Nesse momento, a vaca, de nome Justine, ainda não se faz presente.

O próprio prefeito e inventor do Salão, monsieur Gerard Vandenbroucke, recepciona os convidados, entre os quais duas estrelas como Wolinski e Plantu, desenhista editorial do jornal Le Monde. Não preciso dizer que o prefeito se reelege sempre graças à repercussão do evento. Nesta edição, o tema foi o aquecimento global. "Ça chauffe" era a grande chamada. Nas dependências do colégio local, quase no campo, se armaram grandes toldos decorados com alegorias ao fogo. Nessa segunda vez que estive em Saint Just (a outra foi há 12 anos) a surpresa foram as maquetes dos grandes pavilhões que serão construídos até 2009 para que o lugar entre no mapa-múndi como referência do humor gráfico, com salas de exposição, biblioteca, videoteca e museu.


Ali Diem, 1o lugar do 26o Salão A Vaca Que Ri

Evidentemente, o lugar não dispõe de hotéis e aí entra um belo fator de convívio que são os albergamentos feitos pelos moradores da região. As refeições são sempre feitas num dos acampamentos, o Chapiteau, onde rola o vinho da região e a boa carne do gado limousin, raça que é orgulho da região e muito bem conhecida na nossa Expointer. Levando em conta que os franceses têm a mania de comer o filé quase cru, dá pra dizer que quase somos apresentados ao boi em pé. Outro momento divertido é quando o padre abre as portas da igrejinha em pedra de setecentos anos para servir aperitivos variados aos desenhistas. Paralelas à exposição principal, diversas exposições secundárias: o humor do Líbano e de Chipre, os franceses vistos pelos lápis dos suíços, a mostra do Museu Português de Imprensa do Porto (onde estavam vários cartuns brasileiros), a exposição Desenhos pela Paz organizada junto à ONU e algumas exposições em homenagem a antigos cartunistas franceses. Mas o local de maior afluxo são as mesas onde os desenhistas costumam caricaturar os visitantes. Ora, quem não vai querer, assim de graça, uma caricatura feita por profissionais de renome?

A rodada de debates com desenhistas de vários países girou sobre o tema que preocupa a todos, que é a censura, tema recorrente depois das caricaturas de Maomé e das grandes pressões econômicas atuais. Oportunamente, o cartunista e pesquisador Jean- Michel Renault lançou o livro Censure et Caricatures editado pela ONG Repórteres Sem Fronteira. São 240 páginas ilustradas de uma extensa pesquisa que começa com as figuras da Michelângelo na Capela Sistina cobertas com mantos ou ramos por imposição dos papas e vem até os tempos de Sarkozy com as pressões políticas, econômicas e as intolerâncias religiosas fundamentalistas. Na mesma semana o quase centenário semanário humorístico independente Le Canard Enchainé colocou nas bancas um dos seus "Dossiers du Canard" chamado "Os novos censores", onde relata diversos casos de censura na imprensa francesa nos últimos tempos e traz na capa uma ilustração do caso da separação de Sarkozy e Cecília, que a mídia francesa mocozeou até o fim . O Canard se orgulha de ser um dos raríssimos casos de jornal que sobrevive só das vendas e recusa anúncios, daí a sua independência. Não faltaram também brados de alerta contra o fantasma da auto-censura, "une chape de plomb qui assomme notre presse", como afetuosamente escreveu Jean Renault na dedicatória do meu exemplar.
(Santiago)


Saint Just le Martel, a simpática cidade do "humour vache".

série do mês LIVROS E LEITORES




Hals (Leandro Bierhals), 1966, chargista, cartunista, ilustrador e designer gráfico de Porto Alegre. Colaborador de jornais, revistas, veículos sindicais e co-autor e editor da coletânea Edição de Risco.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

evento HUMORADÍSSIMA FEIRA DO LIVRO

Porto Alegre abraça a literatura
e a praça é abraçada pelo humor




Arte: Maumau

A partir de hoje e até 11/11, na capital brasileira do livro, a graça da Grafar entra na grade da programação da Feira do Livro 2007. De caneta em punho e riso na cara, chargistas, cartunistas, caricaturistas, ilustradores e quadrinistas desenham, debatem, colorem, ensinam e autografam, soltos na área do m2 mais culto do país. E mais faceiros que guri com mesada alta na Feira Infantil, se misturam a autores, editores, livreiros e leitores nessa mega-homenagem ao livro. Para saber onde encontrá-los, confira a agenda mais engraçada que os jacarandás floridos já viram:

Oficinas com grafarianos:
Ilustração: Edu, 27/10, 14h
Caricatura: Gilmar Fraga, 30 e 31/10, 14h
Cartum: Santiago, 31/10 e 1/11, 18h
Charge: Hals, 3 e 4/11, 16h
Quadrinhos: Zimbres, 8, 9 e 10/11, 14h
Texto de humor: Fraga, 8 e 9/11, 18h
Design Editorial: Joaquim da Fonseca, Norberto
Bozzetti e Clô Barcellos, 27, 28 e 29/10, 14:30h

Sessões de desenho com grafarianos (datas a confirmar):
Banco de Caricaturas: Edgar Vasques, Gilmar Fraga e Ruben. Cadernos de Rascunho: Edgar Vasques, Hals e Joaquim da Fonseca.

Mesas de Debates com grafarianos (4/11, às 15h, e 11/11, às 16h):
A graça e a desgraça: o humor e a realidade nacional, com
Edgar Vasques e Eugênio Neves como debatedores.
Grafar recebe Benoit Peeters (filósofo, escritor e roteirista
de HQ, especialista em Hergé), com Edgar Vasques e
Santiago como anfitriões.

Sessões de autógrafos com grafarianos:
29/10, 18:30h – Novíssimo Testamento
com Deus e o Diabo - Iotti.
30/10, 18:30h – Tangos e Tragédias –
Claudio Levitan e Edgar Vasques.
31/10, 18:30h – Piolhos Invaders – Rafael Côrrea.
1º/11, 18:30h - As Melhores do Analista de Bagé –
Edgar Vasques (LFV não participa).
4/11, 15:30h – O Menino do Mar – Wagner Passos.
4/11, 15:30h – Revista Idéia – Alisson Affonso.
5/11, 17:30h – Tapejara, o último guasca – Louzada.


E aqui no blog, o que não vai faltar é gracinha em torno de leituras & leitores: acompanhe diariamente nossas postagens temáticas para homenagear a 53ª Feira do Livro. São buquês visuais que o Tinta China oferece direto dos seus canteiros gráficos, em plena Primavera literária.



Desenho: Lancast

cartum MOA




Título: Heranças
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Salão de Foz Iguaçu 2005 (2º lugar)
Local: Porto Alegre

charge BIER




Título: Cães-guias já podem viajar em ônibus
Técnica: Caneta e aquarela
Veículo: Tinta China
Local: Porto Alegre

televilão CANINI




Televilão é publicado às sextas.

as panelas UBERTI




As Panelas são publicadas às sextas.

caricatura GILMAR FRAGA


Título: Guimarães Rosa
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Zero Hora
Local: Porto Alegre

quadrinhos FÁBIO ZIMBRES




Título: Romance
Técnica:
Caneta e computador
Veículo:
Expo Vale a pena ler, vale a pena rir
Local:
Porto Alegre

ilustração NIK




Título: Praça lilás
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Folder
Local: Porto Alegre

sketchbook JOAQUIM DA FONSECA




Título: Feira do Livro
Técnica: Aquarela
Veículo: Livro Traçando Porto Alegre
Local: Porto Alegre

série do mês LIVROS E LEITORES




Guazzelli (Eloar, Filho), 1962, cartunista, ilustrador, animador e quadrinista de Vacaria, RS. Premiado como diretor de animação no Festival Internacional de Havana e autor do álbum O Relógio Insano.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

charge EUGÊNIO NEVES




Título: EUA testam armas para usar no Iraque
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Tinta China
Local: Porto Alegre

cartum RAFAEL SICA




Título: Descobertas
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Blog do autor
Local: Porto Alegre

os véios ALISSON




Os véios são publicados às quintas.

blau BIER




Blau é publicado às quintas.

radicci IOTTI






Radicci é publicado às quintas.

ilustração EDU




Título: Linguaruda
Técnica: Linóleogravura e computador
Veículo: Blog do autor
Local: Porto Alegre

sketchbook GUILHERME MOOJEN




Título: Papeleiro
Técnica: Hidrocor e aquarela
Veículo: Blog do autor
Local: Porto Alegre

palavras FRANK LLOYD WRIGHT




Arte: Uberti

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

charge BIER, MOA, SANTIAGO




Título: Pagagaio
Técnica: Caneta e aquarela
Veículo: Tinta China
Local: Porto Alegre




Título: Pagagaio
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Jornal do Comércio
Local: Porto Alegre




Título: Semi-aberto
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Jornal do Comércio
Local: Porto Alegre

cartum JUSKA




Título: Semi-aberto
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Jornal do Comércio
Local: Porto Alegre

caricatura GILMAR FRAGA




Título: Kim Jung-il
Técnica: Bico de pena e photoshop
Veículo: Zero Hora
Local: Porto Alegre

dr. fraud CANINI




Dr. Fraud é publicado às quartas.

quadrinho ordinário RAFAEL SICA






Quadrinho ordinário é publicado às quartas.

ilustração UBERTI




Título: Galpão
Técnica: Caneta
Veículo: Livro Mão Gaúcha
Local: Alegrete

sketchbook EDGAR VASQUES




Título: Mercado do Peixe
Técnica: Aquarela
Veículo: Acervo do autor
Local: João Pessoa, PB

datas 75 ANOS DO ZIRALDO

Para homenagear o mestre, Rico Studio
dedica galeria com trabalhos de artistas




Desenho: Santiago

Hoje, 24 de outubro, o respeitado e admirado faz-tudo Ziraldo alcança outra efeméride vital: 75 anos de bom humor, com longa carreira como cartunista, chargista, ilustrador, cartazista, designer. Para homenagear um dos maiores agitadores da graça nacional, o cartunista Rico saiu na frente: convidou dezenas de desenhistas de todo o Brasil para festejar o mais famoso artista gráfico de Caratinga (ao lado de Zélio , seu irmão, e de Henfil, sua cria), reconhecido internacionalmente pela criatividade e extensão de um portfólio que não pára de crescer..



Desenho: Edgar Vasques

Ziraldo, um dos fundadores do Pasquim e criador de personagens memoráveis como a Turma do Pererê, Jeremias, o Bom, a Supermãe, o Menino Maluquinho, o Mineirinho, e autor de livros como Flicts e dezenas de outros, influenciou gerações pelo traço e talento. Nani, Miran, Paulo Caruso, Spacca, Crist e os grafarianos Edgar Vasques e Santiago são alguns dos nomes que atestam a justiça desta celebração. Veja toda a galeria aqui. Ao Rico o aplauso do Tinta China pela bela iniciativa. Ao Ziraldo, o abraço dos seus amigos aqui da Grafar.



Desenho e colagem: Miran

série do mês SUICIDAS




Blachon (Roger), 1941, cartunista e ilustrador francês. Colaborador de revistas como Planeta e Lui, é autor da série de álbuns Des Oiseaux Ordinaires, além de ilustrar vários livros infantis.