Péricles (Andrade Maranhão) 1924-1961. Cartunista pernambucano, criador do quem sabe mais popular personagem do humor gráfico brasileiro, o Amigo da Onça, publicado na revista O Cruzeiro desde seu início de carreira, em 1943, até seu suicídio em 61.
Um belo dia, cansado desta vida, foi até a cozinha de seu apartamento, abriu os queimadores do fogão e deixou um bilhete escrito assim: "Não risque fósforo, é gás!"
Amigo da Onça era um personagem maravilhoso porque era um anti-herói completo e grande-mau caráter. Tenho a coleção e tem um cartum em que ele é um torturador, claro que é um personagem pré, muito pré-ditadura de 64 e pós ditadura Vargas!!!! Santiago
A Grafar é uma associação aberta a cartunistas, chargistas, caricaturistas, ilustradores e quadrinistas gaúchos, ou por aqui em atividade, profissionais ou iniciantes, guris e gurias. Para se associar, escreva à Grafar. O Tinta China é o nosso canal oficial na internet. Sejam bem-vindos sempre.
4 comentários:
ESPETACULAR !!!!
louzada
Um belo dia, cansado desta vida, foi até a cozinha de seu apartamento, abriu os queimadores do fogão e deixou um bilhete escrito assim:
"Não risque fósforo, é gás!"
Vaz
Monstro sagrado do cartum brasileiro!
Simch
Amigo da Onça era um personagem maravilhoso porque era um anti-herói completo e grande-mau caráter. Tenho a coleção e tem um cartum em que ele é um torturador, claro que é um personagem pré, muito pré-ditadura de 64 e pós ditadura Vargas!!!!
Santiago
Postar um comentário