Postado por Grafar às 23:45 0 comentários
sábado, 8 de setembro de 2007
anabel LANCAST
(Dupla estréia no Tinta China hoje! Em primeiro lugar, as damas: Anabel, 7 aninhos, que ferve tanto na imaginação quanto nas suas aventuras na década de 30. Anabel vive de assombros: anda de bonde, adora rádio-novela, devora histórias de mistérios e suspense. Segundo Lancast , pai das meninas dos seus olhos, ela nasceu em 89, num cartão de aniversário. Muitos papéis depois, foi pra TV e fez estrepolias em 13 filmetes de 7 min e em 30 vinhetas de 30", exibidas no Canal Nickelodeon em 2005, atualmente reprisadas na TV Cultura. Em breve, com o apoio de produtora canadense, vai correr o mundo. Anabel tem site próprio e há quase três anos brilha nas tiras da revista Recreio. Para nosso encanto, em formato especial para o blog, Anabel estará no Tinta China sempre aos sábados. Monstruosa estréia!)
Postado por Grafar às 12:36 1 comentários
tibica CANINI
(A segunda estréia do dia no Tinta China é outra graça de criança, mais um "filho" do Canini, o indiozinho Tibica. (Quantos personagens indígenas tem o Brasil, além do Tininim do Ziraldo? Respostas para os comentários.) O Tibica surgiu da tentativa da Editora Abril, em 74, de produzir e distribuir quadrinhos nacionais para jornais brasileiros. Por razões que nem Tupã explica, o projeto deu pra trás e o Tibica voltou pras matas depois de circular nas páginas do Jornal do Brasil, do Correio Brazilense e Correio do Povo por apenas uns dois anos. Reapareceu, em meados dos anos 80, no livro do mestre Canini, Cadê a Graça Que Tava Aqui? Agora, entre outros dons, Tibica vai mostrar aqui a sua precoce sabedoria com a natureza que o cerca. Com três arteiros à solta no blog, os sábados do Tinta China serão o recreio semanal dos marmanjos. Ebas!)
Postado por Grafar às 12:20 5 comentários
sexta-feira, 7 de setembro de 2007
editorial OS FUNCIONÁRIOS DO BIMESTRE
Caros companheiros de ofício, amigos, familiares, fornecedores de coisa nenhuma e autoridades civis, militares e eclesiásticas aqui ausentes.
Como todos muito bem ignoram, esta reunião no salão principal do Tinta China não estava prevista. Calhou de não haver melhor calhau nas postagens do dia. E calharam, na mesma esquina do calendário, as datas magnas da independência eletrônica da Grafar e a de um país tropical aí.
Por conta do segundo mês do blog no ar, os editores decidiram, para festejar a efêmera efeméride, homenagear publicamente quatro grafarianos. Eles simbolizam tudo o que um veículo precisa ter para ser admirado no conteúdo: colaboradores admiráveis, dos que vão muito além das colaborações criativas.
Vamos agora, então, descerrar uma placa de platina na imaginação de todos os que freqüentam e participam deste espaço. Como todos podem ler, os nomes inscritos em alto relevo são: Bier, Juska, Lancast e Uberti.
Cada um deles, no dia a dia das edições, fez e faz por merecer nossa gratidão e reconhecimento: um nos abastece fartamente do seu melhor sem jamais termos que solicitar; outro, abre seu baú e despeja valiosos arquivos históricos em nossa caixa; outro mais, pesquisa e escaneia material de terceiros; e um outro coleta e escaneia imagens e ainda faz artes para nós.
Tanta presteza, disponibilidade e pontualidade não podiam ficar sem destaque. Em cada um, nesse instante, pregamos um imaginário pin comemorativo em suas inexistentes lapelas. Que os demais colaboradores se sintam agraciados através deles. Muitas outras placas virão, em homenagem a todos os que contribuem para a qualidade do blog. Quanto mais participações, mais alto o nível do Tinta China.
A reunião está encerrada. Passemos às demais postagens, para saboreá-las como se fossem os canapés desta bonita ocasião. (FHZ)
Postado por Grafar às 17:07 1 comentários
ping-pong COINCIDÊNCIAS OU PLÁGIOS?
Cipós entrelaçados com
um clássico de Santiago
Mais uma nova seção do Tinta China. O nome, tomamos emprestado do antigo Pasquim, que registrava empates criativos. Do humor à publicidade, das artes plásticas ao design, vamos atentar para as imagens assemelhadas e tentar, caso a caso, ver onde termina a originalidade de um e começa o descaramento de outro. É um espaço aberto à investigação e análise dos meandros do processo criador numa cultura de massa e dedicado à denúncia da indústria da apropriação de idéias. Novos casos, artigos, ensaios, opiniões nos comentários – tudo é bem-vindo. Toda polêmica tem vários lados e aqui no blog cabem todos.
Santiago, premiado em Piracicaba, 1978
Jean Peerman, premiado em Knokke Heist, 1981
Mordillo, La Nacion, 1999
Anúncio institucional da ong WWF, de agência não identificada, 2007
Este premiado Tarzan do Santiago já é um case na área. É evidente que a partir da internacionalidade do Salão de Humor de Piracicaba, o cipó da sua criação atravessou continentes, oceanos, décadas. Uma idéia de grande poder de síntese, de realização memorável – com a visão pioneira do autor. Sua força permanece e não é difícil imaginar a repercussão na época. Hoje, a ecologia é feijão-com-arroz na mídia e a internet, panela de pressão que recozinha tudo. É inegável, nesta série de imagens, idênticas no foco e no visual, que o cartum original do Santiago "inspira" o mundo. Pode ser, como diz o Luis Fernando Veríssimo a respeito de plágio, "a maior das homenagens"; também pode ser pura roubalheira, suspeita o Tinta China.
Postado por Grafar às 16:57 1 comentários
série do mês DIVÃS
Carlos Estevão (1921-1972), cartunista pernambucano. Um dos maiores nomes do humor brasileiro de todos os tempos, consagrado em várias publicações nos anos 40 e 50, entre elas o fenômeno editorial O Cruzeiro.
Postado por Grafar às 16:53 0 comentários
quinta-feira, 6 de setembro de 2007
evento TRAÇO TODAS
Desenhistas de Porto Alegre
transformam bar em atelier
Até o Detran iria adorar um slogan tipo "Se desenhar, beba; se beber, desenhe". Dístico, ainda não adotaram. Mas a cambada do coletivo etílico de desenho Traço Todas já tem logotipo (que vai variar conforme as rodadas), sede própria (cada sedento com a sua vontade), sede imprópria (o Bar Gibi, onde o porre rabiscativo ocorre, é de outros proprietários) e um álbum eletrônico: para mostrar a produção. Quer dizer, estão sobriamente motivados num projeto de alto teor artístico, mobilizador de cartunistas, quadrinistas, ilustradores etc. Como o nome diz, o esquema é um copo na mão, lápis e canetas na outra, idéias nos guardanapos, comandas e notas fiscais. Vão acabar misturando todas: chope e nanquim, vinho e aquarela, vodka e guache. Se der ressaca, imaginem o visual.
A inspiração veio do Drink And Draw lá de Los Angeles. E aqui, a proposta é fazer edições periódicas, abertas ao público. O futuro, a Baco e Clio pertence: eles querem chegar a editar uma publicação. A turma do Traço Todas tem como organizadores o Maumau e o Azeitona (grafarianos e colaboradores deste blog que vos incita a prestigiar as reúnas), mais as adesões de Carlos Soares (oidocu comics) Mel Ricciolini, Fabiano Gummo (ilustrador da revista Cidade B), Leonardo Mereu, Cris Franz (fotos), Gustavo Silveira e Marton Santos (Colunista de quadrinhos – Comics Addicted – do site Sedentário & Hiperativo). Como não podia deixar de ser, o Tinta China vai acompanhar e mostrar com quantos traços e goles se faz arte.
Postado por Grafar às 18:36 3 comentários
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
charge SANTIAGO
Título: Enturmação e desenturmação
Técnica: Caneta e computadorVeículo: Tinta China
Local: Porto AlegrePostado por Grafar às 19:12 0 comentários
link legal COMICLOPEDIA
Quase tudo que você precisa
saber sobre quadrinhos
Tudo bem que em Amsterdam é comum o sujeito ter os olhos vermelhos e ficar babando nas vitrines mas não é apenas pelos motivos folclóricos que a cidade do bairro vermelho e coffeeshops oferece. Lá existe a Lambiek, a Meca do amante de quadrinhos, a primeira comicshop da Europa e a mais antiga em atividade no mundo. Ela não se resume apenas a fama: lá é o melhor lugar para se folhear e comprar publicações e originais e é ainda uma galeria de exposições de responsa. Mas isso ainda não é o bastante, o site da livraria não é apenas completo mas vai além do que se espera do site de uma livraria: eles criaram a Comiclopedia. Uma enciclopédia ilustrada de quadrinistas do mundo todo. Tudo bem, não é a coisa mais completa do mundo mas a boa notícia é que se você quiser ajúda-los a completar a lista é só mandar o mínimo de informação a respeito de algum desenhista que você quer ver lá e assim que puderem eles vão incluir mais um verbete. E pelo menos no que diz respeito aos Europeus, Norte-americanos, clássicos e outras quadrinhofilias, a informação sobra.
Comiclopedia
http://lambiek.net/artists/index.htm
Lambiek
http://lambiek.net/
Postado por Grafar às 18:51 0 comentários
ilustração FABIO ZIMBRES
Título: Hércules enterrando los Comix
Técnica: Pintura sobre acetatoVeículo: Revista Complot
Local: MéxicoPostado por Grafar às 18:49 2 comentários
série do mês DIVÃS
Alcy (Linares), 1944, cartunista, chargista e ilustrador brasileiro, de São Paulo. Conhecido pelo humorismo militante, resistiu à ditadura e acumula 35 anos de colaborações nos mais importantes veículos nacionais. Autor do álbum Vida de Artista.
Postado por Grafar às 18:48 1 comentários
terça-feira, 4 de setembro de 2007
Assinar:
Postagens (Atom)