sábado, 23 de janeiro de 2010


série do mês JESUS CRISTO



Allan Sieber (1972), cartunista, quadrinista e diretor de animação de Porto Alegre. Autor da série Vida de Estagiário e da tira Preto no Branco. Co-editor da Revista F. Colaborador de vários jornais e revistas e jornais nacionais e internacionais. Já publicou meia dúzia de álbuns.




Rafael (Corrêa), 1976, cartunista, quadrinista e designer de Rosário do Sul, RS. Criador de Artur, o Arteiro, e autor dos livros de tiras com o personagem, Direto Pro SOE! e Piolhos Invaders.




Nani (Ernani Diniz Lucas) 1951. Chargista, quadrinista e cartunista mineiro radicado no Rio. Participou de diversas publicações de humor, com destaque para O Pasquim e Bundas. Autor de livros como Humor Politicamente Incorreto, batom na Cueca, Foi Bom prá Você?, entre outros. Colabora atualmente com uma coluna no Jornal do Brasil.




Vilanova (Paulo Volmar), 1970, cartunista e ilustrador de Porto Alegre. Colaborador de revistas e jornais. Premiado em salões de humor nacionais e internacionais.




Adão (Iturrusgarai) 1965, cartunista, quadrinista e ilustrador de Cachoira do Sul, RS. É autor da Aline e de Rock & Hudson, colabora com jornais do país e revistas nacionais e estrangeiras, além de escrever para a TV. Já publicou vários álbuns de tiras.




Koostella (Fernando Lopes de Souza), 1979, cartunista, quadrinhista e ilustrador. Autor do livro de tirinhas Quem é Toniolo?, co-autor do livro Edição de Risco juntamente com a Grafar, organizador e autor diversas exposicöes cartum na Alemanha como Die Cartoons des Weltsozialforums e Koostella und die Cartoons, die Sie nicht sehen wollen. Hoje vive em Salvador onde trabalha como ilustrador e ministra aulas de desenho.





Laerte (Coutinho), 1951, cartunista, chargista e quadrinista de SP. Um dos mais engraçados e produtivos autores de humor, consagrado por personagens famosos como os Piratas do Tietê, das Striptiras, de Hugo e de Suriá. Colabora com tiras e cartuns para jornais de todo o país, além de escrever para a TV. Tem dezenas de revistas e livros publicados.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010


série do mês JESUS CRISTO




Santiago (Neltair Rebés Abreu), 1950, cartunista, chargista, ilustrador e quadrinista gaúcho. Criador do Macanudo Taurino e autor dos livros Refandango, Conhece o Mário?, co-autor das coletâneas de humor QI 14, ...E o Bento Levou, Corta Essa e, com Crist e Fontanarosa, do livro Gauchíssima Trindade. Um dos artistas mais premiados em salões de humor pelo Brasil e mundo afora.




NAJI AL-ALI (1936-1987) cartunista e ilustrador palestino, considerado um dos mais populares do mundo árabe. Criador da personagem Handala, uma criança palestina refugiada que aparece como sua assinatura em todos os seus desenhos desde 1975.




Jaguar (Sérgio Jaguaribe), 1932, cartunista, quadrinista, ilustrador e cronista carioca. O humor mais escrachado do Brasil, um dos traços mais originais do mundo. Com Millôr, Fortuna, Claudius e outros, é autor do clássico 10 em Humor, livro de 1968. Fundador do Pasquim, é o pai do Sig, símbolo do jornal que "tirou a gravata do jornalismo brasileiro". Além de Hay Gobierno, Soy Contra, publicou livros de crônicas da vida boêmia.




Kayser (Luciano Kayser Vargas), 1970, chargista, cartunista e quadrinista de Porto Alegre. Colaborador de O Timoneiro (Canoas) e do Jornal do Vale (Lajeado). Criador do Bagassauro e co-autor da antologia de humor Edição de Risco.





Mr. Fish (Dwayne Booth). Jovem cartunista americano que publica no LA Weekly. No site do jornal, publica o blog Cath of the Day. Seus cartuns e charges foram editados em livros como The Big Book of Bush Cartoons, The Best Political Cartoons of the Year nos anos de 2006 e 2007.




Angeli (Arnaldo Angeli Filho), 1956. Cartunista e quadrinista paulista. Publica charges no jornal Folha de São Paulo há três décadas. Criador da revista Chiclete com Banana, onde publicou personagens como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Os Skrotinhos, Bibelô e tantos outros que viraram ícones do quadrinho brasileiro.




Bier (Augusto Franke), 1959, cartunista, chargista, quadrinista e ilustrador de Santa Maria, RS. Criador do Blau, autor da série Rio Grosso do Sul e co-autor das coletâneas de humor ...E o Bento Levou, Corta Essa e Edição de Risco. Colaborador de jornais e revistas do país.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010


série do mês PAREDÃO


Crist (Cristobal Reinoso), 1948, cartunista e ilustrador argentino. Um dos principais desenhistas de humor do país, há décadas colaborador do jornal El Clarín. Em 2005, venceu o 1º World Press Cartoon. Tem vários livros publicados, entre eles Gauchíssima Trindade, com Fontanarrosa e o nosso Santiago.




Nani (Ernani Diniz Lucas) 1951. Chargista, quadrinista e cartunista mineiro radicado no Rio. Participou de diversas publicações de humor, com destaque para O Pasquim e Bundas. Autor de livros como Humor Politicamente Incorreto, Batom na Cueca, Foi Bom prá Você?, entre outros. Colabora atualmente com uma coluna no Jornal do Brasil.




Vecente (Vicente Marques) 1963. Cartunista paulista radicado em Porto Alegre. Começou a publicar seus cartuns no Tinta China.





Bosc (Jean-Maurice), 1924-1973, cartunista francês. Outro clássico do humor que diz tudo em silêncio (ao lado de André François, Chaval e Sempé). Em sua curta vida, um dos mais premiados cartunistas da Europa.




Liberati (Bruno Liberati), 1949. Cartunista, chargista, jornalista e ilustrador nascido em São Paulo. Colaborador do Jornal do Brasil entre outras publicações da imprensa brasileira.




Uberti (Fernando Jorge Uberti) 1941, Alegrete. Cartunista, quadrinista, ilustrador, capista e publicitário em Porto Alegre. Publicou cartuns em várias antologias de humor: 14-Bis, ...E o Bento Levou, Humores Nunca Dantes Navegados, Corta Essa! entre outras. Em quadrinhos contou a história de Teixeirinha no álbum "Coração de Luto".

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010


série do mês PAREDÃO




JURIJ KOSOBUKIN, 1950. Cartunista nascido na Rússia, começou a publicar seus trabalhos em 1970. É um dos grandes vencedores de salões de humor mundo afora, tendo mais de 70 prêmios. Seus cartuns já foram publicados em países como Cuba, Itália, Rússia e Polônia.



Moa (Moacir Knorr Guterres), 1962, cartunista, chargista, ilustrador e quadrinista de Porto Alegre. Autor do livro infantil Planetinhas e co-autor da coletânea Edição de Risco. Colaborador de jornais e revistas e vencedor de inúmeros salões de humor pelo mundo afora.




JOTA A (José Antônio Costa), 1939. Cartunista piauense. Chargista do jornal O Dia, de Teresina. Colaboradou na Revista Bundas e no Pasquim 21. Atualmente é editor da página infantil do jornal O Dia, onde também publica uma coluna de humor dominical chamada Garatujas do Jota A. Autor dos livros Humor Todo Dia e Cara e Coroa. Tem diversos prêmios em salões no Brasil e no Exterior.




Ronaldo (Cunha Dias), 1951, cartunista e chargista de Vacaria, RS. Autor dos livros O Homem Que Ri, Posso Rir Agora, Doutor?, Sorria, Você Está em Extinção, co-autor da coletânea Edição de Risco e colaborador de jornais e revistas do país. Um dos mais premiados cartunistas em salões pelo Brasil e mundo afora.




Rafael (Corrêa), 1976, cartunista, quadrinista e designer de Rosário do Sul, RS. Criador de Artur, o Arteiro, e autor dos livros de tiras com o personagem, Direto Pro SOE! e Piolhos Invaders.




Laerte (Coutinho), 1951, cartunista, chargista e quadrinista de SP. Um dos mais engraçados e produtivos autores de humor, consagrado por personagens famosos como os Piratas do Tietê, das Striptiras, de Hugo e de Suriá. Colabora com tiras e cartuns para jornais de todo o país, além de escrever para a TV. Tem dezenas de revistas e livros publicados.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

série do mês ELEIÇÕES



Péricles (Andrade Maranhão) 1924-1961. Cartunista pernambucano, criador do quem sabe mais popular personagem do humor gráfico brasileiro, o Amigo da Onça, publicado na revista O Cruzeiro desde seu início de carreira, em 1943, até seu suicídio em 61.




Chiquinha (Fabiane Bento), 1984. Cartunista e quadrinista de Porto Alegre. Publicou quadrinhos nas revistas F, Tarja Preta, Vip e Stripburger (Eslovênia). Também já colaborou nos jornais Zero Hora, Diário Catarinense, Jornal do Brasil, entre outros. Atualmente publica colunas nas revistas Mad e Sexy Premium, e também dos jornais Diário de Pernambuco e Folha de São Paulo.




Leonardo (Leonardo Rodrigues Neto Lopes), 1973. Cartunista e quadrinista mineiro, radicado há 15 anos no Rio de Janeiro. Colaborou na revista Bundas e no jornal Pasquim 21. Chargista diário do jornal Extra e co-editor da revista F.




Santiago (Neltair Rebés Abreu), 1950, cartunista, chargista, ilustrador e quadrinista gaúcho. Criador do Macanudo Taurino e autor dos livros Refandango, Conhece o Mário?, co-autor das coletãneas de humor QI 14, ...E o Bento Levou, Corta Essa , e, com Crist e Fontanarosa, do livro Santíssima Trindade. Um dos artistas mais premiados em salões de humor pelo Brasil e mundo afora.




Angeli (Arnaldo Angeli Filho), 1956. Cartunista e quadrinista paulista. Publica charges no jornal Folha de São Paulo há três décadas. Criador da revista Chiclete com Banana, onde publicou personagens como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Os Skrotinhos, Bibelô e tantos outros que viraram ícones do quadrinho brasileiro.




Rodrigo Rosa (1972), cartunista, ilustrador e quadrinista de Porto Alegre. Colaborador de revistas e jornais nacionais. Co-autor de Negrinho do Pastoreio e Outras Lendas Gaúchas e de Um Passeio Pela África, entre outros livros infantis. Mais de 20 prêmios em salões de humor no Brasil e mundo afora.




Glauco (Glauco Villas-Boas), 1957. Chargista e quadrinista paranaense, radicado em São Paulo desde 1976. É chargista do jornal Folha de São Paulo e criador dos personagens Geraldão, Casal Neuras, Doy Jorge e Dona Marta. É co-autor dos Los Três Amigos, junto co Laerte e Angeli.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010


série do mês ELEIÇÕES



Cado (Ricardo Bottega), 1960, caricaturista, ilustrador e cartunista de Porto Alegre. Colaborador do Pasquim e revista Chiste, entre outras publicações, além de co-autor de vários livros infantis. Participou de inúmeras exposições coletivas da Grafar e é premiado em salões nacionais de humor.




Jaguar (Sérgio Jaguaribe), 1932, cartunista, quadrinista, ilustrador e cronista carioca. O humor mais escrachado do Brasil, um dos traços mais originais do mundo. Com Millôr, Fortuna, Claudius e outros, é autor do clássico 10 em Humor, livro de 1968. Fundador do Pasquim, é o pai do Sig, símbolo do jornal que "tirou a gravata do jornalismo brasileiro". Além de Hay Gobierno, Soy Contra, publicou livros de crônicas da vida boêmia.




Quino (Joaquín Salvador Lavado), 1932, cartunista e quadrinista argentino. Criador da Mafalda, é um dos gênios do humor internacional.




Kayser (Luciano Kayser Vargas), 1970, chargista, cartunista e quadrinista de Porto Alegre. Colaborador do Jornal do Comércio, de O Timoneiro (Canoas) e do Jornal do Vale (Lajeado). Criador do Bagassauro e co-autor da antologia de humor Edição de Risco.




Allan Sieber (1972), cartunista, quadrinista e diretor de animação de Porto Alegre. Autor da série Vida de Estagiário e da tira Preto no Branco. Co-editor da Revista F. Colaborador de vários jornais e revistas e jornais nacionais e internacionais. Já publicou meia dúzia de álbuns.




Jean (Jean Carlos Galvão), 1972. Cartunista, ilustrador e quadrinista de São José dos Campos, São Paulo. Colaborador de diversas revistas e jornais do Brasil, com destaque para as charges publicadas na Folha de São Paulo e as ilustrações e quadrinhos semanais na revista Recreio.




Benett (Alberto), 1976, cartunista, chargista, ilustrador e quadrinista paranaense. Autor do livro Benett Apavora, editor da revista Zongo Comix e colaborador de vários jornais nacionais.

domingo, 17 de janeiro de 2010


série do mês PRISIONEIROS



Quino (Joaquín Salvador Lavado), 1932, cartunista e quadrinista argentino. Criador da Mafalda, é um dos gênios do humor internacional.




Rafael (Corrêa), 1976, cartunista, quadrinista e designer de Rosário do Sul, RS. Criador de Artur, o Arteiro, e autor dos livros de tiras com o personagem, Direto pro SOE! e Piolhos Invaders.




Laerte (Coutinho), 1951, cartunista, chargista e quadrinista de SP. Um dos mais engraçados e produtivos autores de humor, consagrado por personagens famosos como os Piratas do Tietê, das Striptiras, de Hugo e de Suriá. Colabora com tiras e cartuns para jornais de todo o país, além de escrever para a TV. Tem dezenas de revistas e livros publicados.



Mordillo (Guillermo), 1932, cartunista e ilustrador argentino. Fez fama como colaborador de revistas internacionais, além de ilustrar livros infantis e campanhas publicitárias. É autor de mais de 20 livros e álbuns, e já realizou 7 exposições. Seu traço e humor característicos dispensam palavras.




Ronaldo (Cunha Dias), 1951, cartunista e chargista de Vacaria, RS. Autor dos livros O Homem Que Ri, Posso Rir Agora, Doutor?, Sorria, Você Está em Extinção, co-autor da coletânea Edição de Risco e colaborador de jornais e revistas do país. Um dos mais premiados cartunistas em salões pelo Brasil e mundo afora.