Postado por Grafar às 23:59 0 comentários
sábado, 23 de maio de 2009
leituras DEZ NA ÁREA, UM NA BANHEIRA E NINGUÉM NO GOL
Quadrinistas deviam ser presos
e açoitados em praça pública
Tudo bem, não chegou a tanto mas é quase isso. Imaginem o seguinte: um bando de quadrinistas se junta e faz um livro com histórias versando sobre futebol chamado Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol a ser lançado em 2002, ano daquela copa que tinha jogo passando de madrugada. Bom, o livro ficou uma maravilha, ganhou prêmio e vendeu o que costuma vender, quer dizer, pouco. Aí, 7 anos depois, alguém achou que esse livro seria bom pra ser distribuído para alunos do terceiro ano na rede de escolas do estado de São Paulo e autorizou a compra e distribuição de uns 1.200 exemplares. Bom, é um livro de quadrinhos, certo? De autores adultos e manjados - Spacca, Maringoni, Allan Sieber, Caco etc - e quem conhece a turma sabe do que a gente está falando, quer dizer, humor politicamente incorreto é um ingrediente que não falta num agrupamento de quadrinistas brasileiros. Segundo os analistas parece que mais ou menos um terço das histórias contém elementos desse tipo, uns palavrões, declarações que denigrem a mulher (que não refletem a opinião do autor da história mas pelo contrário criticam o machismo do meio do futebol) e citação do PCC num jogo entre prisioneiros numa Carandirú satírica. É pra adulto, certo? Ou pra adolescente descolado, sei lá que outra categoria. Não pra guris de 9 anos, certo? Pelo menos, não desacompanhados.
Não sabemos a ordem dos fatores, se denúncias levaram o governo a recolher os livros ou depois do recolhimeto o fato vazou e a imprensa caiu em cima mas o fato é que pouco dano foi feito porque antes que alguma criancinha ficasse a mercê das mentes perversas dos cartunistas, os livros voltaram pra prateleira. De onde nunca deveriam ter saído e aonde quiçá nunca deveriam ter chegado, segundo as opiniões abalizadas do Governador José Serra do PSDB e do apresentador Ratinho do SBT, o popular Carlos Massa. Um achou o livro de muito mau gosto, os desenhos, tudo e o outro quer ver gente ser punida por fazer apologia do PCC. Parece bem óbvio que ninguém leu o livro e infelizmente isso não é surpresa nenhuma. Cada um pega o assunto do jeito que bem entende, um pra se livrar do incômodo de ser chamado de incompentete e o outro pra honrar aquela ideia de que quando escuto falar em cultura puxo logo meu cassetete. Quadrinhos é assim, pena pra entrar nas seções de arte e literatura mas é fácil de ir parar nas páginas policiais. E o pessoal é gente como a gente, só quer ser lido e chamado de meu bem.
Felizmente é possível que a ignorância deles atraia atenção pro livro que ainda está à disposição dos leitores nas boas livrarias do genêro mas infelizmente o caso demostra o quanto a percepção geral das histórias em quadrinhos ainda é uma coisa nebulosa, cheia de culpa, medo e desconhecimento. Ninguém quer que obras inadequadas sejam impostas aos alunos de nenhum lugar mas seria lamentável se esse caso acabasse gerando uma paranóia que evite a adoção de quadrinhos na sala de aula, uma prática que vem aumentando recentemente para felicidade dos autores e alunos.
Fabio Zimbres
Mais informações aqui: Blog dos Quadrinhos, aqui: Blog do Samuel Casal, e aqui Blog do André Forastieri.
Postado por Grafar às 08:11 8 comentários
sexta-feira, 22 de maio de 2009
ilustração GILMAR FRAGA
Título: Chega de Loira, Português e Papagaio 1
Técnica: Computador
Veículo: Revista Bravo
Local: Porto Alegre
Postado por Grafar às 00:08 0 comentários
quinta-feira, 21 de maio de 2009
quadrinhos CHIQUINHA
Título: Welcome to the Yellow World
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Blog da autora
Local: Porto Alegre
Postado por Grafar às 00:03 0 comentários
quarta-feira, 20 de maio de 2009
série do mês RESTAURANTES
Nani (Ernani Diniz Lucas) 1951. Chargista, quadrinista e cartunista mineiro radicado no Rio. Participou de diversas publicações de humor, com destaque para O Pasquim e Bundas. Autor de livros como Humor Politicamente Incorreto, batom na Cueca, Foi Bom prá Você?, entre outros.
Postado por Grafar às 00:00 2 comentários
terça-feira, 19 de maio de 2009
quadrinhos SANTIAGO
Título: Velório da Tia Jovita
Técnica: Bico-de-pena e aquarela
Veículo: Acervo do autor
Local: Porto Alegre
Postado por Grafar às 00:06 8 comentários
segunda-feira, 18 de maio de 2009
sketchbook MAUMAU
Título: Antônio Gildo, na Redenção
Técnica: Caneta e aquarela
Veículo: Blog do autor
Local: Porto Alegre
Postado por Grafar às 00:05 1 comentários
ilustração EUGÊNIO NEVES
Título: Tecno homens picto
Técnica: Giz de cera, esferográfica e computador
Veículo: Blog do autor
Local: Porto Alegre
Postado por Grafar às 00:04 0 comentários
Assinar:
Postagens (Atom)