sábado, 22 de dezembro de 2007

charge BIER




Título: Natal-Luz 2
Técnica: Caneta e aquarela
Veículo: Tinta China
Local: Porto Alegre




Título: Rapel
Técnica: Caneta e aquarela
Veículo: Tinta China
Local: Porto Alegre




Título: IPVA
Técnica: Caneta e aquarela
Veículo: Tinta China
Local: Porto Alegre

charge EUGÊNIO NEVES




Título: Coisa pública
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Tinta China
Local: Porto Alegre

charge LANCAST




Título: Garibaldo
Técnica: Caneta e lápis de cor
Veículo: Tinta China
Local: Porto Alegre

charge TACHO




Título: Mundos
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Jornal NH
Local: Porto Alegre




Título: Barbas
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Jornal NH
Local: Novo Hamburgo, RS

cartum SANTIAGO




Título: Choperia Escher
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Acervo do autor
Local: Porto Alegre

anabel LANCAST




Anabel é publicada aos sábados.

tibica CANINI




Tibica é publicado aos sábados.

artur, o arteiro RAFAEL




Artur, o Arteiro é publicado aos sábados.

premiações ARI 2007 CHARGE

Santiago, Moa e Tacho recebem,
respectivamente, 1º, 2º e menção


Nesta quarta, 19/12, foi entregue o 49º Prêmio ARI de Jornalismo para dezenas de profissionais da imprensa gaúcha. Na categoria que nos diz respeito, três associados da Grafar levaram para casa o Prêmio Sampaulo (homenagem ao pai de todos, já falecido).
Apesar da crise de espaço e das restrições à liberdade de opinião para os chargistas, é um mais que justo reconhecimento à capacidade de síntese gráfica dos fatos nacionais e mundiais dos nosso bravos grafarianos. Aos agraciados de sempre, que subiram ao palco à sombra das recentes demissões, o clap, clap, clap! do Tinta China (a bebemoração já tem data e lugar: 8 de janeiro, no antro).
No Prêmio ARI 2007, a classificação das charges mais certeiras da mídia impressa ficou assim:


1º Lugar: "Distribuição de renda", de Santiago, publicada no jornal Extra Classe, edição de março de 2007.



2º Lugar: "Adeus a Pinochet", de Moa, no Jornal do Comércio, edição de 12 de dezembro de 2006.



Menção: "Assim na terra como no céu", de Tacho, no Jornal NH, edição de 21 de julho de 2007.

bate-pronto RAFAEL SICA

Apresentamos a mão
mais loquaz do oeste



Entra quieto e sai mudo, o Rafael Sica é conhecido por não dar muita trela nas reuniões da Grafar. Ninguém sabe de onde ele veio, quando nasceu, essas coisas mundanas. A lenda diz que veio do sul, Rio Grande, por aí. Alguns dizem que veio do norte, São Paulo, talvez. Tudo é possível. A única coisa garantida é que seja lá de qual cidade ele tenha vindo ele não deixou de desenhar um segundo por onde passou. Quando não está ilustrando ou fazendo tiras para o Diário Gaúcho ele está... bem, desculpe ser redundante, ilustrando ou fazendo tiras. Já publicou em diversos veículos, A Folha de São Paulo, por exemplo e recentemente teve uma história publicada no livro Irmãos Grimm em Quadrinhos. Orgulhoso proprietário de uma família zero bala aproveitem uma rara ocasião em que o Sica resolveu abrir o verbo.

Tinta China – Como artista gráfico, qual a sua atividade principal?
Rafael Sica – Fazer cócegas em quem não tem mais motivos pra rir.

Tinta China – Como você negocia os valores de seus frilas?
Rafael Sica – Abrindo as pernas.

Tinta China – Como é um dia típico de trabalho para você?
Rafael Sica – Acordo cedo e como uma tigela de cereais, depois vou correr no parque, volto, tomo banho, como a empregada, tomo banho de novo, pego meu importado e vou trabalhar. Nada demais.

Tinta China – Por onde você começa uma tarefa?
Rafael Sica – e vou fazer algum trabalho sob encomenda, começo pesquisando sobre o que foi proposto. Se o trabalho é autoral, começo pelas anotações que faço em papéis. Tem vezes também que não sei por onde começar. Muitas vezes.

Tinta China – Quais ferramentas você utiliza e qual domina mais?
Rafael Sica – Chave de boca e alicate de pressão uso bastante, mas me dou melhor com pé de cabra e marreta.

Tinta China – Que condições você exige ou depende para criar?
Rafael Sica – Não estou em condições de fazer exigências.

Tinta China – Como você lida com os prazos?
Rafael Sica – "O prazo é mais importante que o seu trabalho, cê sabia, Rafael??". Foi a coisa mais simpática que já ouvi.

Tinta China – Como você mantém os originais que produz?
Rafael Sica – O volume é grande e a maioria enterro no pátio. Outras guardo pra minha filha pintar, e poucas coloco em pastas que não sei onde coloquei.

Tinta China – Quais suas primeiras e atuais influências?
Rafael Sica – Comecei com a cola de sapateiro, depois parti pra coisas mais pesadas.

Tinta China – Onde você busca informações para apoiar suas criações?
Rafael Sica – Veja, Estadão e Zero Hora.

Tinta China – Você tem preferência por algum tipo de papel?
Rafael Sica – Uso o que tiver e aproveito bem, desenho num tamanho pequeno.

Tinta China – Quais macetes técnicos funcionam no seu trabalho?
Rafael Sica – Desenhar o esboço com grafite colorido pra não precisar apagar com borracha depois, tem me ajudado.

Tinta China – Qual o seu maior conflito com o mercado?
Rafael Sica – O mercado segue tendências. Meu trabalho tá por fora.

Tinta China – Que dicas básicas você daria para um iniciante?
Rafael Sica – Sou um iniciante. Sei lá. Desenhe feito um tarado.

Foto: Carolina Reque

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

família brasil LUIS FERNANDO VERISSIMO




Família Brasil é publicada às sextas-feiras.

charge BIER



Título: Noel Ministro
Técnica: Caneta e aquarela
Veículo: Tinta China
Local: Porto Alegre

charge TACHO




Título: Velho Noel
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Tinta China
Local: Porto Alegre

cartum VILANOVA




Título: Titanic
Técnica: Caneta e aquarela
Veículo: Acervo do autor
Local: Porto Alegre

televilão CANINI



Televilão é publicado às sextas-feiras.

as panelas UBERTI




As Panelas são publicadas às sextas-feiras.

Ilustração EUGÊNIO NEVES




Título: Carro do louco
Técnica: Bico de pena e colagem
Veículo: Site do autor
Local: Porto Alegre

sketchbook RUBEN




Título: El Gato
Técnica: Caneta Bic
Veículo: Acervo do autor
Local: Porto Alegre

tutti giorni A ÚLTIMA REÚNA DE 2007

Nos Altos do Viaduto, a Grafar se reúne
pelo prexteto mais tradicional do mundo




O que um yakisoba não faz pela confraternização universal (o universo da Grafar, pelo menos). Com Lancast no comando gastrônomico, Nani nas comandas do boteco e - incrível! - o Fabio Zimbres na demanda do salão, a terça de 18/12 entra para a história digestiva da cambada. Foi um yakisoba-oba-oba. O antro lotou (não adianta procurar truque de photoshop). Desenhar, nem pensar: talheres e gordura comprometem as artes gráficas. Em vez disso, houve amigo-secreto lotérico: o acaso decidiu quem levaria o pior ou o melhor presente. Verdadeiras fortunas foram poupadas no ritual. E para manter o nível da festa, um improviso original: ninguém cantou, dançou, nem tocou ou declamou. A bagunça, a bóia e bons papos uniram gerações, grafarianos e convidados, engraçadinhos de Rio Grande, Canoas, Uruguai e Argentina, e até de Porto Alegre. Para o Tinta China, isso corre o risco de virar tradição.



Fotos e fotomontagem: Hals

série do mês CEGOS




Rafael Sica (1980), cartunista, quadrinista e ilustrador gaúcho. Autor do blog Quadrinho Ordinário e colaborador de jornais e revistas nacionais, atualmente no Diário Gaúcho de Porto Alegre.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

charge SANTIAGO




Título: Eucalipto de Natal
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Acervo do autor
Local: Porto Alegre

charge TACHO




Título: Emprego temporário
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Jornal NH
Local: Novo Hamburgo, RS

cartum CANINI




Título: Rio
Técnica: Caneta
Veículo: Expo Ecologia
Local: Porto Alegre

caricatura CADO




Título: Faustão
Técnica: Caneta bic
Veículo: Tinta China
Local: Porto Alegre

os véios ALISSON




Os Véios são publicados às quintas-feiras.

blau BIER




Blau é publicado às quintas-feiras.

radicci IOTTI






Radicci é publicado às quintas-feiras.

sketchbook GUAZZELLI




Título: Freeway
Técnica: Caneta
Veículo: Acervo do autor
Local: California, EUA

salões de humor GREEKARTOON

Moa se encanta com a Grécia
mas deixa o país em ruínas



Moa e os campeões do mundo em humor.

O Salão. Esta é a segunda edição do Greekartoon, um salão que oferece ótimos prêmios, além da suprema generosidade de convidar os três primeiros lugares e os agraciados com as menções honrosas para a cerimônia de premiação, em Atenas, com todas as despesas de transporte e acomodações pagas. O evento contou com a presença do Ministro da Cultura, Michael Liapis, e do chargista israelense naturalizado americano Ranan R. Lurie, presidente da comissão julgadora neste ano, entre outros. Apesar do pouco tempo de existência, o Greekartoon já sofre com dissidências e boicotes. Nenhum desenhista grego participou do concurso e nem deu as caras na festa de abertura, em solidariedade a um colega que, por conta de um desenho seu excessivamente crítico com um ministro de estado, teria sido censurado e excluído de uma publicação dedicada a caricaturistas locais. Ao que parece, o boicote teve o apoio de toda a classe jornalística, pois, segundo relatos, nenhuma linha foi publicada sobre o evento.

A Babel. Com representantes de Luxemburgo, Bélgica, itália, Rússia, Romênia, Cuba, México, Grã-Bretanha, Grécia e Jardim Botânico, a lingua inglesa foi a mais massacrada naqueles poucos dias do outono helênico. Confesso especial orgulho por minha poliglota esposa, que se fez entender em francês, espanhol, inglês, além de uma ou duas palavrinhas em ídiche, só pra se exibir. Mas eu só consegui dizer obrigado, bom dia, boa tarde em grego. E fluentemente, tá pensando o quê!


Moa e Mone na sombra e água fresca gregas.

A Grécia. Depois dos três primeiros dias no Titãnia, hotelão oferecido pela organização do Greekartoon, nos mudamos para o Carolina Hotel, de acomodações simplinhas mas estrategicamente situado no meio do bairro Plaka, que é a parte bacana da cidade, turisticamente falando. Então partimos para a nossa missão de conhecer e nos encantar com a Grécia, que é por natureza e por ancestralidade perturbadoramente fotogênica, musical e saborosa. Não teríamos conseguido tanto se não tivéssemos sido adotados pelo jornalista grego Aris Malandrakis e sua esposa Vana, que nos levaram quase todos os dias para algum boteco, taverna ou para algum pátio de uma casa escondida no pé da Acrópolis, só pra nos mostrar um ponto de vista diferente de Atenas.

A greve. Os gregos estavam mesmos dispostos a nos mostrar didaticamente como é que se vive a tal democracia que eles inventaram. No antepenúltimo dia em solo helênico, presenciamos a paralização de todos os jornalistas do país para protestar contra uma sacanagem oficial que estavam armando nas aposentadorias da classe. Resultado: um dia sem jornais em toda a Grécia. Se fosse jornalista grego eu não perderia a chance de entrar na sala das rotativas para gritar "Parem as Máquinas!!" (Moa)


Sketch de Moa da Meteora, atração rochosa do país.

guardanapoteca EDGAR VASQUES




Título: Sem título
Técnica: Caneta
Veículo: Grafarnapos, 2005
Local: Porto Alegre

palavras EDWARD DE BONO



Arte: Uberti

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

charge SANTIAGO




Título: Aquecimento global
Técnica: Caneta e aquarela
Veículo: Acervo do autor
Local: Porto Alegre

cartum BIER




Título: Sede Global
Técnica: Caneta e computador
Veículo: Tinta China
Local: Porto Alegre

caricatura GILMAR FRAGA



Título: Ronaldinho Gaúcho
Técnica: Pintura digital
Veículo: Zero Hora
Local: Porto Alegre

dr. fraud CANINI




Dr. Fraud é publicado às quartas-feiras.

quadrinho ordinário RAFAEL SICA






Quadrinho Ordinário é publicado às quartas-feiras.