Postado por Grafar às 23:59 0 comentários
sábado, 4 de agosto de 2007
ilustração GILMAR FRAGA
Título: Pierrô do Tempo
Técnica: Lápis, hidrográfica e photoshopVeículo: Zero Hora
Local: Porto AlegrePostado por Grafar às 16:49 0 comentários
artur, o arteiro RAFAEL
Hoje e todos os sábados, o Tinta China abre merecido espaço para dois guris: criador e criatura. A gente podia elogiar o Rafael Corrêa e o Artur, o Arteiro, de várias maneiras, como acontece com cada leitor dessa tira. Mas um exigente admirador se antecipou. Com a palavra, o prefaciador do livro de estréia do Rafael com o Artur, Direto Pro SOE, o Edgar Vasques:
"Rafael tem toda a ferramenta do grande cartunista: o desenho limpo e expressivo, simples (sem ser pobre) que veicula a verve reflexiva e falsamente ingênua das piadas ferinas.
Isso o leitor descobre imediatamente no Artur e companhia.
Mas tem mais: Rafa é jornalista, editor e visionário. Ainda na faculdade, foi um dos criadores do Bodoqe, um zine diferenciado, cujas idéias desembocaram, com coerência e coragem, numa bem-sucedida experiência alternativa de jornalismo e ativismo cultural, que ele vem tocando com seus companheiros. Essa visão jornalística, abrangente e crítica, também está presente na historieta, que se inspira na infância (anos 80) do autor.
E, sendo esse autor o multi-Rafa, podemos dizer, sem dúvida e sem trocadilho: essa "infância" é apenas o começo." (Edgar Vasques)
Postado por Grafar às 16:30 1 comentários
bate-pronto MAUMAU
Como ganhar o pão com o suor
do mouse, dos lápis e pincéis
A palavra-chave para Maurício Rodrigues Gonçalves, o Maumau, é versatilidade. Com ela não pára de abrir portas para as habilidades que acumula. Aos 27 anos, já ultrapassou uma década de experiência no mercado, desde os estudos de desenho industrial e publicidade e propaganda até todas as funções por quase todas as agências de Pelotas (onde nasceu). Em Porto Alegre, atua como diretor de arte e ainda faz frilas até quando não tem tempo de fazer frilas. Além de publicitário, o Maumau é caricaturista, cartunista, ilustrador e designer de mãos cheíssimas. O Tinta China é a prova.
Tinta China – Como artista gráfico, qual a sua atividade principal?
Maumau – Ilustrador.
Tinta China – Qual a sua maior fonte de renda com sua arte?
Maumau – Publicidade e design.
Tinta China – Como você negocia os valores de seus frilas?
Maumau – Eu trabalho sobre um custo de hora de trabalho, mas sempre estou aberto a negociações. Ah, não aceito vale-transporte.
Tinta China – Como é um dia típico de trabalho para você?
Maumau – Acordo entre 7:30 e 8h, vou a pé até a agência e trabalho até o meio-dia. Às vezes faço algum frila no intervalo, mas normalmente almoço (bastante). Volto pra casa lá pelas 19h e começa meu terceiro turno, que pode ir até a madrugada.
Tinta China – Por onde você começa uma tarefa?
Maumau – Regra geral: Pesquisa. Seja em livros de ilustração, gibis ou na internet.
Tinta China – Quais ferramentas você utiliza e qual domina mais?
Maumau – Experimento materiais de todo tipo, tintas, papéis, pincéis, etc. Mas na prática o mais usual é o computador com um tablet.
Tinta China – Que condições você exige ou depende para criar?
Maumau – Um pouco de luz, uma mesa que eu saiba que não preciso arrumar ao terminar o trabalho, referências de traço indicadas pelo cliente e grana. Não necessariamente nessa ordem.
Tinta China – Como você lida com os prazos?
Maumau – Às vezes me atrapalho, por pegar trabalhos demais, mas costumo cumprir os prazos, mesmo que vá noite a dentro.
Tinta China – Como você mantém os originais que produz?
Maumau – Eu sou um pouco caótico , mas basicamente o que é em papel eu guardo em gavetas, o que é digital eu guardo em um HD externo ou CDs.
Tinta China – Quais suas primeiras e atuais influências?
Maumau – Meu pai, o Pasquim, Ziraldo, os mestres Santiago, Edgar Vasques, Canini, etc, ao lado do Klimt, Escher, Eisner, Paul Pope, Frank Miller, Crumb, Spiegelman, Joe Sacco, Hugo Pratt, McKay, Alex Ross e muita gente mais.
Tinta China – Onde você busca informações para apoiar suas criações?
Maumau – Livros de pintura, ilustração, quadrinhos, internet, cinema, tv.
Tinta China – Você tem preferência por algum tipo de papel?
Maumau – Papéis que não sejam brancos, como papelão ou reciclados.
Tinta China – Quais macetes técnicos funcionam no seu trabalho?
Maumau – O uso de atalhos de teclado pra lidar com softwares agiliza em muito o trabalho
Tinta China – Qual o seu maior conflito com o mercado?
Maumau – A inconstância das demandas. Quando eu não tinha emprego e tinha tempo, não aparecia quase nada. Agora aparecem trabalhos que eu não tenho tempo pra pegar.
Tinta China – que dicas básicas você daria para um iniciante?
Maumau – Sempre saber que se pode melhorar. E não acreditar em tudo que os outros dizem, inclusive nisto.
Foto: Carolina Fassbender
Postado por Grafar às 16:25 3 comentários
sexta-feira, 3 de agosto de 2007
série do mês PRANCHETAS E CAVALETES
André François (1915-2005), cartunista, ilustrador e cartazista romeno. Atuou na imprensa francesa e americana. Um dos mestres internacionais do humor.
Postado por Grafar às 11:31 0 comentários
agenda ILUMINADORES
Espaço Cultural Chico Lisboa
apresenta ilustrações de 6 artistas
Desde quinta, 2/8, a ilustração está em destaque em Porto Alegre: em iniciativa da Associação de Artes Plásticas Francisco Lisboa , grupo de artistas expõe imagens que nasceram para iluminar textos. São obras de Anico Herskovits, Laura Castilho, Clara Pechansky, Paula Mastroberti , Diniz Machado e do nosso companheiro de artes gráficas, Joaquim da Fonseca. A seleção inclui desenhos, gravuras, colagens e serigrafias, produzidos especialmente para livros, jornais, revistas, encartes de CDs e agendas, em diferentes épocas. Segundo o curador Paulo Gomes, são trabalhos que tornam o texto visível. Na opinião do Tinta China, ilustradores escrevem certo por linhas tortas, retas, angulosas, curvas, enviesadas etc.
Serviço
Exposição: Iluminadores
Onde: Associação de Artes Plásticas Francisco Lisboa
Quando: Até 31 de agostoEndereço: Travessa dos Venezianos, 19
Desenho: Joaquim da Fonseca
Postado por Grafar às 11:18 1 comentários
quinta-feira, 2 de agosto de 2007
tutti giorni CADA ANTRO TEM O KATRINA QUE MERECE
Escadarias do Viaduto Otávio Rocha
ainda resistem às festas da Grafar
Essa bagunça aí em riba, rearrumada às pressas pelo desdobrado Nani para um registro menos indencente, é o cenário final do jantar em homenagem ao mestre Canini, ano passado. Ou terá sido quando o mestre Canini brindou seus mais de 50 discípulos? Pelas evidências, jamais saberemos. Essa postagem nostálgica é apenas um pretexto pra sobreavisar os tuttigiornianos que um outro furacão gastronômico e etílico se aproxima. O Tinta China já está alerta e promete imagens aterradoras do evento. Que assim sejam.
Foto: Tânia Meinerz
Postado por Grafar às 10:27 0 comentários
quarta-feira, 1 de agosto de 2007
série do mês PRANCHETAS E CAVALETES
Saul Steinberg (1914-1999), húngaro-romeno. Cartunista e ilustrador da The New Yorker por 60 anos. O gênio que influenciou gênios.
(A partir de agosto, o Tinta China ganha outra nova seção, a série do mês. Como o título sugere, todos os meses vamos selecionar cartuns temáticos, de sentido universal, vários a cada semana. É uma janela do blog da Grafar que se escancara para o humor, brasileiro ou estrangeiro, de todas as épocas. Nossa homenagem pretende destacar os artistas da sutileza, com abordagens que elevam um tema, não importa qual. Para inaugurar a seção, elegemos, tematicamente, os suportes funcionais dos cartunistas do passado, de quando o computador não era nem um brilho no olho de Steve Jobs. E para abrir esta série, claro, sempre ele: o pai de todos. Como se diz diante de banquetes: bom proveito.)
Postado por Grafar às 19:15 0 comentários
agenda FIHQ 2007
O Festival do Recife
abre as inscrições
A edição de 2007 já está aceitando trabalhos para a mostra competitiva de um dos melhores encontros dedicados ao humor e quadrinhos no Brasil. Por não ser apenas um salão mas principalmente um festival dedicado ao grafismo o FIHQ já é uma referência para o pessoal da área. Nesse ano eles abrem uma porta ao mundo dos quadrinhos latinoamericanos e convidam o pessoal do Viñetas con Altura que organiza o festival internacional de La Paz. Os convidados desse ano incluem os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, os ilustradores Nélson Cruz, Shiko e Baptistão e os cartunistas Jota A e Márcio Leite. Para conhecer a programação visite o site da ACAPE, a associação de cartunistas que organiza o festival junto com a Fundação de Cultura do Estado de Pernambuco.
A mostra competitiva dá R$6.000,00 para o melhor de cada categoria: cartum, caricatura, quadrinhos, ilustração editorial e charge. Sendo um dos poucos a premiar ilustração (como acontece com o próprio salão de Porto Alegre) a procura deve ser grande. O regulamento pode ser encontrado aqui.
Postado por Grafar às 18:10 0 comentários
terça-feira, 31 de julho de 2007
agenda ILUSTRA BRASIL 2007
Vai começar a quarta edição do
evento anual da ilustração brasileira
Começa dia 6 de agosto em São Paulo e a abertura é uma grande oportunidade de conhecer ao vivo uma penca de desenhistas. Se a exposição dos associados da SIB já é um passeio que merece uma saída de casa, a lista de convidados a palestrar, debater e dar oficinas torna essa edição imperdível. Hermenegildo Sábat traz os pincéis de Buenos Aires e dá oficina e palestra. A lista continua com debates entre Baixo Ribeiro, Speto e Alexandre Orion (Ilustração e grafitti); Nilton Ramalho e Negreiros (Ilustração: papel, tinta e pincéis); Pavão, Alê Abreu e Célia Catunda (Produção de animação no Brasil). E termina com oficinas de Sibianos ilustres: Guazzelli, Daniel Bueno, Fábio Moon e Gabriel Bá, Gustavo Duarte e Spaccca. Os detalhes - locais, dias e horários da programação - você encontra aqui.
Arte: Gonzalo Cárcamo
Postado por Grafar às 10:40 1 comentários
video MURAL MONUMENTA
O dia em que a Grafar pintou
o sete na Praça da Alfândega
No dia 2 de setembro de 2006, a Grafar realizou proeza ao vivo em pleno centro de Porto Alegre. Foram 15 cabeças ( Bier , Edgar Vasques, Edu, Eugênio Neves, Fabio Zimbres, Fraga, Gilmar Fraga, Hals, Juska, Kayser, Lancast, Moa, Rodrigo Rosa, Santiago e Uberti), 30 mãos e dezenas de pincéis para colorir 60m2 de tapume num só dia, das 9 às 18h. O desafiante convite partiu da Briane Bicca , supervisora do Programa Monumenta no RS. Resultou em prazerosa tarefa e excelente comentário visual sobre sítio arqueológico descoberto na Praça da Alfândega, com vestígios do antigo cais naquele local. A pintura, com patrocínio do IPHAN e da Unesco, foi assistida pelo público, que recebeu folder produzido pela Grafar.
Intacto sob as intempéries e sem vandalismos, o tapume em frente ao Margs ficou em cartaz até abril de 2007. E o vídeo (registro histórico de Cláudia Cardoso), fica aqui no Tinta China e lá no youtube, pra alguma arqueologia social, no futuro. Desde o evento, nenhum dos participantes pode passar por tapumes em branco sem esfregar os dedos.
Postado por Grafar às 10:39 1 comentários
segunda-feira, 30 de julho de 2007
memória E O BENTO LEVOU
Em 1985, a Guerra dos
Farrapos acabou em riso
De uma reúna antológica como essa só pode sair alguma antologia. Saiu e fez sucesso, como outras de cartunistas gaúchos sem mais o quê fazer. Agora, só em sebos, na cotação do dia. Eram os 150 anos da Revolução Farroupilha e a foto - quem clicou? Esclareçam aí nos comentários - é daquelas de enumerar silhuetas pelo prazer de buscar um a um na cena. Ei-los, da esquerda pra direita: Bier, Canini, Edgar Vasques, Uberti, Ronaldo, Juska, Sampaulo, Santiago, Luis Fernando Verissimo e Iotti. O local, o de sempre: a hospitaleira casa dos Verissimos. Infelizmente, Ronaldo e Sampaulo não estão mais gracejando entre nós. Pra isso servem as imagens: dar cara às saudades. Essa foto veio direto do valioso baú do Juska pra virar lembrança preciosa no Tinta China.
Postado por Grafar às 12:01 0 comentários
domingo, 29 de julho de 2007
Assinar:
Postagens (Atom)