série do mês DIVÃS
Crist (Cristobal Reinoso), 1948, cartunista e ilustrador argentino. Um dos principais desenhistas de humor do país, há décadas colaborador do jornal El Clarín. Em 2005, venceu o 1º World Press Cartoon. Tem vários livros publicados, entre eles Santíssima Trindade, com Fontanarrosa e o nosso Santiago.
Gahan Wilson, 1930, cartunista e ilustrador americano. Com estilo grotesco e especialista em humor negro, seu trabalho pode ser visto na Playboy, The New Yorker, National Lampoon, entre outras publicações. Também é escritor de FC.
Luis Fernando Veríssimo (1936), escritor e cartunista de Porto Alegre. Criador do Analista de Bagé, da Velhinha de Taubaté, do detetive Ed Mort e das Cobras, entre outros pesonagens. Tem dezenas de livros publicados, com textos adaptados para a TV, e colabora com vários jornais brasileiros.
Claudius (Cláudio Ceccon) , 1938, cartunista e ilustrador de Garibaldi, RS. Arquiteto por formação, começou na revista Manchete, participou do início do Pasquim e do clássico livro 10 em Humor, da geração que revolucionou o cartunismo brasileiro, junto com Millôr, Jaguar e Fortuna.
Nani (Ernani Diniz Lucas), 1951, cartunista, chargista e ilustrador mineiro. Em mais de 35 anos de carreira, colaborou nos mais importantes veículos da imprensa nacional, inclusive o Pasquim, e é autor de uma dezena de livros de humor, de revistas e livros infantis.
Carlos Estevão (1921-1972), cartunista pernambucano. Um dos maiores nomes do humor brasileiro de todos os tempos, consagrado em várias publicações nos anos 40 e 50, entre elas o fenômeno editorial O Cruzeiro.
Alcy (Linares), 1944, cartunista, chargista e ilustrador brasileiro, de São Paulo. Conhecido pelo humorismo militante, resistiu à ditadura e acumula 35 anos de colaborações nos mais importantes veículos nacionais. Autor do álbum Vida de Artista.
Lou Myers (1915-2005), cartunista e ilustrador americano. Satirista de costumes, colaborador dos principais jornais e revistas dos EUA, traço moderno aproveitado inclusive pela publicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário