quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

série do mês DIVÃS




Canini (Renato Vinicius), 1936, cartunista, ilustrador e quadrinista gaúcho de Quaraí, RS. Um dos grandes nomes do cartunismo nacional, "pai" do Zé Carioca "brasileiro", criador do Dr. Fraud, Kactus Kid, Tibica, entre outros, e autor dos livros Dr. Fraud e Cadê a Graça Que Tava Aqui? Colaborador exclusivo do Tinta China, às segundas, quartas, sextas, sábados e domingos.




Ralph Steadman, 1936, cartunista, caricaturista, ilustrador e gravurista inglês. Artista gráfico de estilo vigoroso e gestual, humor corrosivo, colaborador de revistas como Punch, Private Eye, Rolling Stone e de jornais como o The New York Times. Autor de livros sobre grandes figuras, como Freud e Leonardo da Vinci, além de álbuns sobre arte.





Sempé (Jean-Jacques), 1932, cartunista e ilustrador francês. Brilhante como observador, elegante como desenhista, é um dos mais admirados humoristas do mundo. Além dos cartuns com cenas da vida parisiense, muitas vezes em vários quadros, deu vida ao Pequeno Nicolau, em parceria com o roteirista René Goscinny.





Emil (Wainstok), cartunista carioca. Vencedor do 2o Salão de Piracaba, foi colaborador do Pasquim nos anos 70 e participante da Bienal de 72. (Infelimente o blog não conseguiu informações atualizadas do artista)





Jaguar (Sérgio Jaguaribe), 1932, cartunista carioca. O humor mais escrachado do Brasil, um dos traços mais originais do mundo. Com Millôr, Fortuna, Claudius e outros, é autor do clássico 10 em Humor, livro de 1968. Fundador do Pasquim, é o pai do Sig, símbolo do jornal que "tirou a gravata do jornalismo brasileiro". Além de Hay Gobierno, Soy Contra, publicou livros de crônicas da vida boêmia.





Quino (Joaquín Salvador Lavado), 1932, cartunista e quadrinista argentino. Criador da Mafalda, é um dos gênios do humor internacional.





Laerte (Laerte Coutinho), 1951, cartunista, chargista e quadrinista de SP. Um dos mais engraçados e produtivos autores de humor, consagrado por personagens famosos como os Piratas do Tietê, das Striptiras, de Hugo e de Suriá. Colabora com tiras e cartuns para jornais de todo o país, além de escrever para a TV. Tem dezenas de revistas e livros publicados.

Nenhum comentário: