quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

série do mês PAREDÃO


Crist (Cristobal Reinoso), 1948, cartunista e ilustrador argentino. Um dos principais desenhistas de humor do país, há décadas colaborador do jornal El Clarín. Em 2005, venceu o 1º World Press Cartoon. Tem vários livros publicados, entre eles Gauchíssima Trindade, com Fontanarrosa e o nosso Santiago.




Nani (Ernani Diniz Lucas) 1951. Chargista, quadrinista e cartunista mineiro radicado no Rio. Participou de diversas publicações de humor, com destaque para O Pasquim e Bundas. Autor de livros como Humor Politicamente Incorreto, Batom na Cueca, Foi Bom prá Você?, entre outros. Colabora atualmente com uma coluna no Jornal do Brasil.




Vecente (Vicente Marques) 1963. Cartunista paulista radicado em Porto Alegre. Começou a publicar seus cartuns no Tinta China.





Bosc (Jean-Maurice), 1924-1973, cartunista francês. Outro clássico do humor que diz tudo em silêncio (ao lado de André François, Chaval e Sempé). Em sua curta vida, um dos mais premiados cartunistas da Europa.




Liberati (Bruno Liberati), 1949. Cartunista, chargista, jornalista e ilustrador nascido em São Paulo. Colaborador do Jornal do Brasil entre outras publicações da imprensa brasileira.




Uberti (Fernando Jorge Uberti) 1941, Alegrete. Cartunista, quadrinista, ilustrador, capista e publicitário em Porto Alegre. Publicou cartuns em várias antologias de humor: 14-Bis, ...E o Bento Levou, Humores Nunca Dantes Navegados, Corta Essa! entre outras. Em quadrinhos contou a história de Teixeirinha no álbum "Coração de Luto".

Nenhum comentário: