terça-feira, 19 de janeiro de 2010

série do mês ELEIÇÕES



Péricles (Andrade Maranhão) 1924-1961. Cartunista pernambucano, criador do quem sabe mais popular personagem do humor gráfico brasileiro, o Amigo da Onça, publicado na revista O Cruzeiro desde seu início de carreira, em 1943, até seu suicídio em 61.




Chiquinha (Fabiane Bento), 1984. Cartunista e quadrinista de Porto Alegre. Publicou quadrinhos nas revistas F, Tarja Preta, Vip e Stripburger (Eslovênia). Também já colaborou nos jornais Zero Hora, Diário Catarinense, Jornal do Brasil, entre outros. Atualmente publica colunas nas revistas Mad e Sexy Premium, e também dos jornais Diário de Pernambuco e Folha de São Paulo.




Leonardo (Leonardo Rodrigues Neto Lopes), 1973. Cartunista e quadrinista mineiro, radicado há 15 anos no Rio de Janeiro. Colaborou na revista Bundas e no jornal Pasquim 21. Chargista diário do jornal Extra e co-editor da revista F.




Santiago (Neltair Rebés Abreu), 1950, cartunista, chargista, ilustrador e quadrinista gaúcho. Criador do Macanudo Taurino e autor dos livros Refandango, Conhece o Mário?, co-autor das coletãneas de humor QI 14, ...E o Bento Levou, Corta Essa , e, com Crist e Fontanarosa, do livro Santíssima Trindade. Um dos artistas mais premiados em salões de humor pelo Brasil e mundo afora.




Angeli (Arnaldo Angeli Filho), 1956. Cartunista e quadrinista paulista. Publica charges no jornal Folha de São Paulo há três décadas. Criador da revista Chiclete com Banana, onde publicou personagens como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Os Skrotinhos, Bibelô e tantos outros que viraram ícones do quadrinho brasileiro.




Rodrigo Rosa (1972), cartunista, ilustrador e quadrinista de Porto Alegre. Colaborador de revistas e jornais nacionais. Co-autor de Negrinho do Pastoreio e Outras Lendas Gaúchas e de Um Passeio Pela África, entre outros livros infantis. Mais de 20 prêmios em salões de humor no Brasil e mundo afora.




Glauco (Glauco Villas-Boas), 1957. Chargista e quadrinista paranaense, radicado em São Paulo desde 1976. É chargista do jornal Folha de São Paulo e criador dos personagens Geraldão, Casal Neuras, Doy Jorge e Dona Marta. É co-autor dos Los Três Amigos, junto co Laerte e Angeli.

Nenhum comentário: