sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

série do mês JESUS CRISTO




Santiago (Neltair Rebés Abreu), 1950, cartunista, chargista, ilustrador e quadrinista gaúcho. Criador do Macanudo Taurino e autor dos livros Refandango, Conhece o Mário?, co-autor das coletâneas de humor QI 14, ...E o Bento Levou, Corta Essa e, com Crist e Fontanarosa, do livro Gauchíssima Trindade. Um dos artistas mais premiados em salões de humor pelo Brasil e mundo afora.




NAJI AL-ALI (1936-1987) cartunista e ilustrador palestino, considerado um dos mais populares do mundo árabe. Criador da personagem Handala, uma criança palestina refugiada que aparece como sua assinatura em todos os seus desenhos desde 1975.




Jaguar (Sérgio Jaguaribe), 1932, cartunista, quadrinista, ilustrador e cronista carioca. O humor mais escrachado do Brasil, um dos traços mais originais do mundo. Com Millôr, Fortuna, Claudius e outros, é autor do clássico 10 em Humor, livro de 1968. Fundador do Pasquim, é o pai do Sig, símbolo do jornal que "tirou a gravata do jornalismo brasileiro". Além de Hay Gobierno, Soy Contra, publicou livros de crônicas da vida boêmia.




Kayser (Luciano Kayser Vargas), 1970, chargista, cartunista e quadrinista de Porto Alegre. Colaborador de O Timoneiro (Canoas) e do Jornal do Vale (Lajeado). Criador do Bagassauro e co-autor da antologia de humor Edição de Risco.





Mr. Fish (Dwayne Booth). Jovem cartunista americano que publica no LA Weekly. No site do jornal, publica o blog Cath of the Day. Seus cartuns e charges foram editados em livros como The Big Book of Bush Cartoons, The Best Political Cartoons of the Year nos anos de 2006 e 2007.




Angeli (Arnaldo Angeli Filho), 1956. Cartunista e quadrinista paulista. Publica charges no jornal Folha de São Paulo há três décadas. Criador da revista Chiclete com Banana, onde publicou personagens como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Os Skrotinhos, Bibelô e tantos outros que viraram ícones do quadrinho brasileiro.




Bier (Augusto Franke), 1959, cartunista, chargista, quadrinista e ilustrador de Santa Maria, RS. Criador do Blau, autor da série Rio Grosso do Sul e co-autor das coletâneas de humor ...E o Bento Levou, Corta Essa e Edição de Risco. Colaborador de jornais e revistas do país.

2 comentários:

Diego disse...

Muito maneiras!
Só não entendi a do NAJI AL-ALI.

Terra Náuas disse...

Cara, muito bom. Só não entendi esse da bolinha azul no final...