terça-feira, 26 de janeiro de 2010

série do mês MILITARES



Quino (Joaquín Salvador Lavado), 1932, cartunista e quadrinista argentino. Criador da Mafalda, é um dos gênios do humor internacional.




Máucio (Mario Lúcio Bonotto Rodrigues), 1959. Nasceu e mora em Santa Maria, RS. Professor do Curso de Desenho Industrial, UFSM. Editou a revista Garganta do Diabo (1992- 1998). Coordena o Cartucho - Encontro dos Cartunistas Gaúchos.




Oleg Dergatchov (1961), cartunista, ilustrador e escultor russo, que vive na Ucrânia. Premiado em mostras de diversos países. Este cartum foi premiado no Portocartoon 2003, em Portugal.




Canini (Renato Vinicius), 1936, cartunista, ilustrador e quadrinista gaúcho de Quaraí, RS. Um dos grandes nomes do cartunismo nacional, "pai" do Zé Carioca "brasileiro", criador do Dr. Fraud, Kactus Kid, Tibica, entre outros, e autor dos livros Dr. Fraud e Cadê a Graça Que Tava Aqui? Colaborador exclusivo do Tinta China, às segundas, quartas, sextas, sábados e domingos.



JURIJ KOSOBUKIN, 1950. Cartunista nascido na Rússia, começou a publicar seus trabalhos em 1970. É um dos grandes vencedores de salões de humor mundo afora, tendo mais de 70 prêmios. Seus cartuns já foram publicados em países como Cuba, Itália, Rússia e Polônia.




Rodrigo Rosa (1972), cartunista, ilustrador e quadrinista de Porto Alegre. Colaborador de revistas e jornais nacionais. Co-autor de Negrinho do Pastoreio e Outras Lendas Gaúchas e de Um Passeio Pela África, entre outros livros infantis. Mais de 20 prêmios em salões de humor no Brasil e mundo afora.




Bosc (Jean-Maurice), 1924-1973, cartunista francês. Outro clássico do humor que diz tudo em silêncio (ao lado de André François, Chaval e Sempé). Em sua curta vida, um dos mais premiados cartunistas da Europa.

Um comentário:

Alisson Affonso disse...

O cartum do Canini tá genial!