sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

série do mês COGUMELO ATÔMICO



Canini (Renato Vinicius), 1936, cartunista, ilustrador e quadrinista gaúcho de Quaraí, RS. Um dos grandes nomes do cartunismo nacional, "pai" do Zé Carioca "brasileiro", criador do Dr. Fraud, Kactus Kid, Tibica, entre outros, e autor dos livros Dr. Fraud e Cadê a Graça Que Tava Aqui? Colaborador exclusivo do Tinta China, às segundas, quartas, sextas, sábados e domingos.




Goddard (Clive), 1960, cartunista e ilustrador inglês. Colaborador de dezenas de revistas internacionais, além de autor de quase duas dezenas de livros de cartuns.





Henfil (Henrique de Souza Filho), 1944, cartunista, chargista e quadrinista mineiro. Consagrado criador dos Fradinhos, criou a Grauna, o Capitão Zeferino, o Bode Orelana e outros personagens memoráveis. Foi colaborador de jornais como O Pasquim e Jornal do Brasil e de revistas como O Cruzeiro e Realidade. Além disso, fez teatro, cinema, televisão e publicou sete livros, fora os álbuns de quadrinhos. De humor crítico e satírico, teve atuação política e social relevante durante a ditadura. Hemofílico, morreu de Aids em 1988.




Kes, 1960, cartunista inglês. Colaborador de inúmeras publicações inglesas e americanas, além de autor de livros de cartuns.





Vilanova (Paulo Volmar), 1970, cartunista e ilustrador de Porto Alegre. Colaborador de revistas e jornais. Premiado em salões de humor nacionais e internacionais.

Nenhum comentário: