quarta-feira, 18 de julho de 2007

publicações ÁLBUM DO ANALISTA DE BAGÉ

A terapia do joelhaço acerta em
cheio nas prateleiras das livrarias



O joelho mais terapêutico do Brasil voltou! Mais ortodoxo que rótulo de Maizena, o Analista de Bagé puxou seu banquinho de 3 pernas pras livrarias e atende, agora, no álbum das melhores dele. É a coletânea com 78 histórias aquareladas, a maioria publicada nas desestressadas páginas da Playboy, entre 83 e 90. Uma veio da Superinteressante e outra é inédita, porque contém uma situação de gravidez. “A idéia da revista é vender sexo, não suas conseqüências”, provoca o pai do Rango, Edgar Vasques, e parceiro do pai do Analista, Luis Fernando Veríssimo, na quadrinização. Uma dupla de timing perfeito num primor de adaptação. Em reproduções minuciosamente recuperadas pelo Edgar, o Analista sai do consultório, vai a seminários, faz churrasco, surf e até filho, anda a cavalo na cidade, atira o laço, circula por Bagé, tira férias, vai ao Rio e chega à França. Enfim, se libera tanto quanto os seus pacientes. Como projeto editorial, As Melhores do Analista é dedicado, in memorian, ao amigo Marco Amaral, que vários eventos promoveu em parceria com a Grafar. Imperdível.



A respeito do retorno da criatura, diz o autor:

“Onde anda o Analista de Bagé? Não sei. As notícias são desencontradas. Há quem diga que ele se aposentou, hoje vive nas suas terras perto de Bagé e se dedica a cuidar de bicho em vez de gente, só abrindo exceções para eventuais casos de angústia existencial ou regressão traumática de fundo piscossomático entre a peonada da estância.

Lindaura, a recepcionista que além de receber também dava, estaria com ele e teria concordado em dividir o afeto do Analista com uma égua chamada Posuda, desde que eles concordassem em nunca serem vistos juntos em público. Outros dizem que o Analista morreu, depois de tentar, inutilmente, convencer o marido de uma paciente que banhos regulares de jacuzzi a dois num motel faziam parte do tratamento.

E há os que sustentam que o Analista continua clinicando, na Europa, onde a sua terapia do joelhaço, conhecida como “Thérapie du genou aux boules, ou le methode gaúcho”, tem grande aceitação, e ele só tem alguma dificuldade coma correta tradução de ‘Pos se apeie nos pelego e respire fundo no mas, índio velho´ no começo de cada sessão.” (Luis Fernando Veríssimo)

Serviço
Título: As Melhores do Analista de Bagé
Autor: LFV e Edgar Vasques
Páginas: 88
Onde: Somente em livrarias
Quanto: R$44,90

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi vendo as páginas dessa hq que eu tive vontade de conhecer essa tal de aquarela. Um abraço ao mestre!