segunda-feira, 16 de julho de 2007

portfólio EUGÊNIO NEVES

Agora, através da Gráfica,
grafismo gaúcho para o mundo



Miran, o editor do colírio chamado Gráfica, recebeu um pacote de desenhos do Eugênio Neves e não teve dúvidas. Já reservou um caderno para a vigorosa arte do secretário vitalício da Grafar, numa das próximas edições da revista.


Será a primeira vez que veremos, impresso, um conjunto que amealha o espanto esparso que a gente tem na memória sobre o trabalho dele. Por si só, cada ilustração do Eugênio quase compõe um portfólio completo.



Basta se deter pra ver, em imagens apreciadas ao acaso. O que não falta é impacto, densidade, conteúdo. A definição autoral se impõe: meticuloso é qualquer um que se importe menos com detalhes que o Eugênio Neves.



A cada vez que o Eugênio se debruça sobre uma folha de papel, se confirma: sua caneta não vai desperdiçar uma gota sequer de nanquim, nenhum espaço em branco será negligenciado. No tema e no traço, uma confluência precisa das intenções – claras, diretas, rigorosas.


Qualquer que seja a tarefa, será perfeitamente executada. Porque antes foi concebida em pormenores, num perfeccionismo de marchetaria, onde tudo se encaixa conceitualmente, recursos e idéias. Daí a complexa beleza da sua extensa produção editorial.



Eugênio começou como ilustrador em publicidade, nos anos 70, e até hoje as agências recorrem à sua capacidade para jobs exigentes. Mas, para um engenhoso autodidata como ele, horizontes artísticos são linhas delineadas mais pela ideologia que pelo mercado.



Com tal propulsor criador, o itinerário do Eugênio já vai além dos 30 anos de expressão. Uma volumosa dispersão por livros, jornais, revistas. Aqui no Tinta China, porém, nesta avant-première do seu portfólio na Gráfica, nossa contemplação se concentra. Aliás, concentração é a palavra-chave do seu profissionalismo. Admirável ofício.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvida, cada palavra dita acima é verdade... Dia desses mostrei um site com trabalhos do Eugênio pro pessoal aqui na agencia e todo mundo se abobou com a obra. A motivação da divulgação foi a segunte... Cá estava eu fazendo um desenho, sei lá pra qual finalidade, cheio de hachuras... Alguem veio e falou: "po, mas que legal essa técnica, cheia de hachuras e blablabla..." Aí eu disse: "Legal? Cheia de Hachuras? Vou mostrar pra vocês o que é legal e cheio de hachuras..."

juska filho disse...

ABSURDAMENTE GENIAIS!

juska

Anônimo disse...

Esse cara é foda. Me surpreendo com as ilustrações do Eugênio. Uma navegação por várias possibilidades. Experiência em experimentar.

Claudinha disse...

O cara é BOM mesmo!!!
Mas eu não gosto dessa angústia toda.

Cristóvão Feil disse...

Eugênio? Acho melhor dizer Tugênio! Perdão, mas o elogio nunca é original! Mas também não precisa ser infame, não Eugênio Neves?
Abraço, cara! Muito ótimo!