sexta-feira, 20 de julho de 2007

datas MORRE FONTANARROSA (1944-2007)

Humor argentino perde
genial cartunista e escritor



Aos 62, depois de sofrer alguns anos de grave doença neurológica que o impedia até de desenhar, Roberto Fontanarrosa se foi. O desaparecimento precoce de El Negro ontem, vítima de parada cardíaca, deixa o Humor desfalcado de um artista que era, ao lado de Quino e de Crist, um dos orgulhos das artes gráficas argentinas. Para os cartunistas do mundo inteiro, uma referência que se apaga.



Entre tantas criaturas inesquecíveis, Fontanarrosa criou dois personagens antológicos, anti-heróis típicos: o guerreiro índio Inodoro Pereyra e o mercenário Boogie, El Aceitoso (O Seboso), brutamontes ridículo. Durante mais de 40 anos, Fontanarrosa abasteceu a página 2 do diário Clarín, de Buenos Aires, com seu talento para parodiar a sociedade. Também como escritor tem sua importância na literatura latino-americana, com três novelas e uma dúzia de livros de contos. Com letras ou traços, uma figura respeitável. A homenagem do Tinta China é lembrar para sempre, aqui, o humor de Fontarrosa.

Assim falou Fontanarrosa:
“Me hace gracia. Porque lo contrario de lo humorístico no es lo serio. Lo contrario de lo humorístico es lo pomposo. Todas esas instituciones que son altamente pomposas – el ejército, la Iglesia y los círculos intelectuales – se prestan para cagarse de risa. Realmente.” (Em entrevista para a revista Ñ, em 2005)

Noticiário e obituário do Clarín, aqui.

Site oficial de Fontanarrosa, aqui.

Fontanarrosa na Wikipédia.

Nenhum comentário: