segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

tributo UM PARCEIRO QUE FAZ FALTA

Cado faz a sua homenagem
ao empreendedor Oscar Kern



"Não me lembro bem quem me apresentou ao Oscar Kern, mas acho que o conheci na finada Livraria Coletânea, instalada nos altos do Mercado Público, na esquina da Borges com a Julio de Castilhos, onde talvez tenha começado a surgir a Grafar.
As discussões eram sobre quadrinhos, gibis, ilustrações, mostras, projetos e musas inspiradoras. Os tarados iam lá só pra ver a Primeira-Musa, a linda filha da Dona Iolanda, dona do estabelecimento. Éramos recebidos com um carinho desprendido que o Centro já perdeu.
Eu também me metia a quadrinista nestes tempos, e o Oscar Kern colocava sua revista Historieta pra vender na Coletânea, embaladas em saco plástico e num formato um pouco diferente, mais horizontal, o que às vezes fazia com que as edições sumissem no meio de tantas outras.
Certo dia, combinei de levar uns desenhos - historinhas - na casa dele, ali nos arredores da Assis Brasil. Eu fazia umas coisas meio inspiradas na Kripta, no Frazetta, e ele me deu uma aula de referências e me mostrou um acervo fantástico que guardava em pilhas enormes amontoadas pela casa.



O Oscar também tinha uma parceria, uma espécie de sociedade com uma gráfica e editora em que fazia sua Historieta com o dinheiro do próprio bolso e sem patrocínio.
Conversa vai, conversa vem, um grupo de cartunistas nesta época - eu, o Borowski, o Marcelo, De Angelis, o Diones e o Bier, - apresentou o projeto de uma revistinha de humor, batizada de Chiste. Isso foi ali por novembro de 1981.
O Kern bancou uma parte, e a outra parte conseguimos vendendo a revista em múltiplos lançamentos e em botecos da cidade. Como o Oscar Kern queria também divulgar seus textos e historietas, encartou seu material na Chiste. Parte dessas impressões ele fazia em parceria com o Barwinkel, o rei do clichê (o avô do fotolito) em Porto Alegre.
Graças ao Kern, publicamos Iotti, Bier, Clarissa, Leonardo, Del Ré, Lasducano, Luca Risi e outras feras, com a apresentação do Guaraci Fraga e a benção do Henfil. Este, aliás, recebeu em mãos um exemplar da Chiste levado pelo Oscar Kern." Cado Bottega (Com pesquisa complementar de Bier em sessão espírita)

Nenhum comentário: