sábado, 16 de fevereiro de 2008

bate-pronto ALISSON

Um pincel na mão e
uma Idéia na cabeça




Famoso pelas pinceladas largas e por ser um dos editores da revista Idéia, Alisson Affonso passou pela escola e continua nela, dando aulas de desenho e serigrafia. Sua tira semanal no Tinta China atrai atenção pelo tema e pelo tratamento: Os Véios mira nos mais velhos mas não é cruel nem condescendente, é só carinhosamente folgado. E isso já lhe valeu o elogio da turma e menção honrosa no 3º Salão de Humor de Paraguaçu Paulista. Bom de olho e de ouvido ele vai catando as conversas na rua e de certa forma é um pouco de Rio Grande que transparece nas tiras, quadrinhos e desenhos que ele nos apresenta. Olhos e ouvidos abertos, então.

Tinta China – Como artista gráfico, qual a sua atividade principal?
Alisson – A publicação da Revista de humor e quadrinhos “IDÉIA”!

Tinta China – Como você negocia os valores de seus frilas?
Alisson – Negocio de acordo com a realidade da clientela que solicita os trabalhos.

Tinta China – Como é um dia típico de trabalho para você?
Alisson – Acordo com um bocado de papéis, nanquim e pincel na beira da cama, permaneço com estas ferramentas perto de mim durante o dia todo, e a produção rola, independente de prazos, pode se estender até a madruga!

Tinta China – Por onde você começa uma tarefa?
Alisson – Tenho um processo diferente na produção de tiras ou quadrinhos, risco o personagem e depois disso, penso as ações e atmosfera, assim acabo aproveitando anotações e aumentando o banco de imagens.

Tinta China – Quais ferramentas você utiliza e qual domina mais?
Alisson – Atualmente tenho me divertido utilizando o pincel e nanquim, mas gosto de uma pena artesanal que eu mesmo confecciono, o computador e aquarela são ferramentas fantásticas que pretendo dominar um pouco mais.

Tinta China – Que condições você exige ou depende para criar?
Alisson– O tempo é algo bem relativo, e o processo de criação necessita de certa liberdade, mesmo obedecendo as especificações de cada trabalho.

Tinta China – Como você lida com os prazos?
Alisson – Ainda não tenho uma má fama no cumprimento de prazos, mas costumo entregar as coisas na finaleira!

Tinta China – Como você mantém os originais que produz?
Alisson – Organizei umas pastas de tamanho A3, com especificações quanto ilustração, Cartum, estudo de modelos vivos, e histórias em quadrinhos, mas ainda tenho problemas com espaço.

Tinta China – Quais suas primeiras e atuais influências?
Alisson – Quando tinha uns 15 anos, queria ser Angeli, depois tive acesso a outros grandes cartunistas, Laerte, Vasques, Santiago, Will Eisner, entre outros, mas tenho o cinema como referência no meu trabalho, e elaboração de estórias.

Tinta China – Onde você busca informações para apoiar suas criações?
Alisson – Busco muitas informações no cotidiano, existem muitas situações interessantes á serem contadas, com base no patrimônio Cultural.

Tinta China – Você tem preferência por algum tipo de papel?
Alisson – Estou utilizando o miolo de Passpatout, é super resistente á técnicas úmidas, mas gosto da propriedade do papel jornal, embora mais fino ele estabelece um atrito interessante com a caneta ou lápis de cor.

Tinta China – Quais macetes técnicos funcionam no seu trabalho?
Alisson – Aplico muitas coisas que aprendi em termos de composição, assim é possível visualizar os resultados e possibilidades técnicas de cada trabalho.

Tinta China – Qual o seu maior conflito com o mercado?
Alisson – Enfrentar a cultura de desvalorização da atividade artística.

Tinta China – Que dicas básicas você daria para um iniciante?
Alisson – Leve consigo um bloco de papel e caneta, para todos os lugares e não se esqueça de utilizar o tempo vago para desenhar!

Foto: Wagner Passos

Um comentário:

Caricaturas disse...

Entrevista interessante, o blog excelente, parabens, Tinta China. O meu teclado desconfigurado e entao estou sem como colocar os acentos...rsrs. O meu blog e .... adoramoscaricaturas.blogspot.com e o meu faceboo... adostudio-caricaturas. Obrigado pela bela entrevista. Meus parabens Alisson, grande artista.