sábado, 23 de maio de 2009

leituras DEZ NA ÁREA, UM NA BANHEIRA E NINGUÉM NO GOL

Quadrinistas deviam ser presos
e açoitados em praça pública



Tudo bem, não chegou a tanto mas é quase isso. Imaginem o seguinte: um bando de quadrinistas se junta e faz um livro com histórias versando sobre futebol chamado Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol a ser lançado em 2002, ano daquela copa que tinha jogo passando de madrugada. Bom, o livro ficou uma maravilha, ganhou prêmio e vendeu o que costuma vender, quer dizer, pouco. Aí, 7 anos depois, alguém achou que esse livro seria bom pra ser distribuído para alunos do terceiro ano na rede de escolas do estado de São Paulo e autorizou a compra e distribuição de uns 1.200 exemplares. Bom, é um livro de quadrinhos, certo? De autores adultos e manjados - Spacca, Maringoni, Allan Sieber, Caco etc - e quem conhece a turma sabe do que a gente está falando, quer dizer, humor politicamente incorreto é um ingrediente que não falta num agrupamento de quadrinistas brasileiros. Segundo os analistas parece que mais ou menos um terço das histórias contém elementos desse tipo, uns palavrões, declarações que denigrem a mulher (que não refletem a opinião do autor da história mas pelo contrário criticam o machismo do meio do futebol) e citação do PCC num jogo entre prisioneiros numa Carandirú satírica. É pra adulto, certo? Ou pra adolescente descolado, sei lá que outra categoria. Não pra guris de 9 anos, certo? Pelo menos, não desacompanhados.

Não sabemos a ordem dos fatores, se denúncias levaram o governo a recolher os livros ou depois do recolhimeto o fato vazou e a imprensa caiu em cima mas o fato é que pouco dano foi feito porque antes que alguma criancinha ficasse a mercê das mentes perversas dos cartunistas, os livros voltaram pra prateleira. De onde nunca deveriam ter saído e aonde quiçá nunca deveriam ter chegado, segundo as opiniões abalizadas do Governador José Serra do PSDB e do apresentador Ratinho do SBT, o popular Carlos Massa. Um achou o livro de muito mau gosto, os desenhos, tudo e o outro quer ver gente ser punida por fazer apologia do PCC. Parece bem óbvio que ninguém leu o livro e infelizmente isso não é surpresa nenhuma. Cada um pega o assunto do jeito que bem entende, um pra se livrar do incômodo de ser chamado de incompentete e o outro pra honrar aquela ideia de que quando escuto falar em cultura puxo logo meu cassetete. Quadrinhos é assim, pena pra entrar nas seções de arte e literatura mas é fácil de ir parar nas páginas policiais. E o pessoal é gente como a gente, só quer ser lido e chamado de meu bem.

Felizmente é possível que a ignorância deles atraia atenção pro livro que ainda está à disposição dos leitores nas boas livrarias do genêro mas infelizmente o caso demostra o quanto a percepção geral das histórias em quadrinhos ainda é uma coisa nebulosa, cheia de culpa, medo e desconhecimento. Ninguém quer que obras inadequadas sejam impostas aos alunos de nenhum lugar mas seria lamentável se esse caso acabasse gerando uma paranóia que evite a adoção de quadrinhos na sala de aula, uma prática que vem aumentando recentemente para felicidade dos autores e alunos.

Fabio Zimbres

Mais informações aqui: Blog dos Quadrinhos, aqui: Blog do Samuel Casal, e aqui Blog do André Forastieri.

8 comentários:

Rafael Reinehr disse...

Santa Ignorância. Ou melhor: "mal-intencionada" ignorância!

Não sou a favor da pena de morte, mas nestes casos, uma lobotomia frontal até que faria bem para estes indivíduos (Serra, Ratinho...)

Anônimo disse...

Isso só demonstra o quanto nós temos q fazer um frentão para impedir q esse Serra chegue ao poder. Ele será a repetição da Yeda em escala nacional. Pra quem ñ sabe, o Serra foi o mesmo q disse q tu pegas essa gripe q anda por aí quando o "porquinho" espirra na tua cara.

Eugênio

Deisy Ventura disse...

Embora discorde, eu posso entender que, no séc. XIX, Honoré Daumier tenha gramado 6 meses de prisão por desenhar o Rei Luís Felipe I engolindo impostos e defecando privilégios. Difícil, porém, compreender que, em pleno séc. XXI, Zapiro seja processado por Zuma na África do Sul (entre tantos outros cartunistas alvos da "criminalização" da sátira política mundo afora); ou entender o que ocorre aqui mesmo, no Brasil, quando o Governador José Serra constrói um discurso policialesco e desprovido de sensibilidade, artística ou pedagógica, sobre o caso Dez na área. Há anos uso quadrinhos, charges e caricaturas no ensino superior, por muitas razões, mas principalmente porque elas rompem o jargão escolar ou técnico, e expressam criticamente a vida real, onde há, sim, palavrões, PCC e outras coisas terríveis como o Governador José Serra.

Eduardo Simch disse...

Essa parceria José Serra e mídia, sempre é envolta num falso moralismo que se escandaliza com crianças da 3º série de nove, dez anos terem acesso a uma HQ adulta,HQ que eles erroneamente levaram para as crianças, mas não se escandaliza de essas mesmas crianças, quase 70% dos alunos do ensino fundamental de SP presenciarem diareiamente cadàveres na porta ou perto de suas casas, ocasionado pela insegurança do gov. Serra. Não se escandaliza de crianças com doze, treze anos já serem mães e o pior de tudo, não se escandaliza de essas crianças sofrerem um ininterrupto bombardeio midiático consumista, produzidoo pelo sistema "Serra", criando necessidades supérfluas que nunca se realizarão e que está na raiz da violência,dos desvios de caráter, da falta de valores humanos,da prostituiçãi infantil, da falta de ética e por aí vai. Ou seja, o manto do moralismo serve sempre para escamotear as verdadeiras causas e achar culpados fictícios para as mazelas que eles produzem, a bola da vez foi os quadrinistas.
Simch

Anônimo disse...

INDEPENDENTE DO TEMA : MAS ESCREVE BEM ESSE FABIO ZIMBRES!!!!!
BAITA TEXTO, IRONICO, CONTUNDENTE E SOBRETUDO ( E CASACO, PULOVER, ETC!!) MUITO ESCLARECEDOR!!!

SANTIAGO

Augusto Paim disse...

Acho que o melhor disso tudo é a conclusão de que o blog da Grafar deve postar também textos. Excelente este e expande, defende e apóia o campo dos quadrinhos. Materiais de formação de público devem estar sempre aqui.
Abraços.

Anônimo disse...

Porra do caralho que buceta cabeluda fudida! .. Leitura pra adulto é uma coisa, pra criança é outra!
Quem foi o iluminado que selecionou o livro pra piazada?
louzada

thiago disse...

Políticos e Apresentadores de Programa de Auditório, vocês realmente acreditam que poderia sair algo que preste dessa cambada? Bando de sem-vergonha.