quarta-feira, 9 de abril de 2008

cartum FRAGA




Título: Outono!
Técnica: Caneta e hidrocor
Veículo: Site Coletiva.net
Local: Porto Alegre

17 comentários:

Anônimo disse...

Bárbaro!

Anônimo disse...

Bha... fiquei de cara.
Parece assinatura do Fraga.
Ruim para o leitor.
Não dá para trocar?

Unknown disse...

Achei o cartum legal, mas que parece a minha assinatura, parece.

Anônimo disse...

Gosto muito do estilo minimalista, são raros os que sabem manipular esta arte .. Temos aqui um brilhante exemplo! E com fino humor!
louzada

Anônimo disse...

que beleza!!

Anônimo disse...

Não é por nada, pessoal, mas a assinatura pioneira é desse Fraga, o José Guaracy. Ele assina desse jeito desde os anos 70, na Folha da Manhã, Pasquim etc.
Edgar

Anônimo disse...

É, não tem como ficar quieto: nunca pensei um dia estar em meio a um concurso de falta de acuidade visual, e logo entre desenhistas. Ora, pessoas, basta pôr lado a lado (na memória, nem precisa aproximar) as assinaturas do Gilmar Fraga e do Guaraci Fraga, vulgo eu, que elas se desassemelham na hora. (Nem tenho certeza se foi mesmo o Gilmar quem comentou, pois o link leva para um endereço que não permite conferir o perfil nem o blog.)

Anônimo disse...

Quando vi este cartum na Coletiva pensei: � uma sacanagem o Fraga e o Ver�ssimo desenharem tanto com t�o poucos tra�os...

Acho que devem ser expulsos do blog... Temos que fazer alguma coisa!

E por falar em assinatura vou tentar me manter an�nimo...mas os meus erros de portugu�s podem me acabar me dedurando

Anônimo disse...

Há Gilmares e Guaracys.
Há Fragas e Fragas.
Cada um com sua trajetória
perfeitamente visível.

Ambos brilhantes

Mas, há quem seja incapaz
de distingui-los.

Fazer o quê?

Roberto Silva

Anônimo disse...

Pessoal, vamos resolver tudo isso num cartório com uma averbação. O Fraga passa a se chamar e assinar Fraga e o Fraga a se denominar e assinar Fraga. Tal qual sempre o fizeram. Aí fica tudo resolvido.
O cartum é uma maravilha. O traço e a assinatura eu conheço há mais de trinta anos. Esta eu assino embaixo.
Uberti

Anônimo disse...

É melhor não se meter na briga destas Divas!
louzada

Anônimo disse...

isso lá é polêmica que se apresente? Esse blog vai mal de discussão. Eu não gostei da terceira folhinha no chão, da esquerda pra direita, por mim podia ser trocada.

FRAGA disse...

Fraga e Grafarianos,
voltei de uma viagem de trabalho e encontro este furdunço, sobre a bobagem das assinaturas que comentei despretenciosamente no "brog da glafar".
Isso era só uma brincadeira, que tem haver com as freqüentes confusões que ocorrem com relação aos nossos nomes. É bastante comum, e era até então divertido, aparecer gente sem noção perguntando se sou o cara da capa do analista de Bagé, ou de estudantes de comunicação que querem uma entrevistas sobre as páginas de humor que "eu" fazia nos tempos do Quadrão (?????!!!!!!!), ou aquela senhora muito bem apessoada que entrou na minha oficina de caricatura na Feira do Livro e ficou decepcionada quando viu que eu não era o "amigo " que ela procurava ... coisa que acho que deve acontecer contigo direto também... não tinha a menor intensão criar um incidente diplomático, uma cizânia gráfica, com direito a comentários de tropa de choque, e a galera do deixa disso pra dar uma força. Guaracy, convenhamos, um sujeito com a tua trajetória ficar se condoendo com um episódio tão insignificante quanto esse...e pra completar, manda um comentário com 4 pedras na mão e mais 15 nos bolsos, cheio de intencionalidades institucionais em nome da imagem da grafar e biriri-bororó... Logo tu uma cara que é bem mais experiente que eu... Não vamos nos desperdiçar mais com esta bobagem. Como diz o meu pai Fraga que é Fraga, pinta o assoalho de escada...
A propósito: não vou seguir esta discussão por aqui. Se quiseres continuamos esta perrenga por e-mail privado ou com um simples telefonema.
Abraço.

Anônimo disse...

Amigos Fragas
Vocês cairam nas teias de algum provocador barato. Afinal porque o cara se escondeu no anonimato? Tem gente que não aguenta ver um grupo de desenhistas coeso e amigo como somos na Grafar.
Já que provocou um mau estar e se não teve má fé o tal anônimo deveria se identificar e pedir desculpas!
Santiago
PS: as assinaturas são tão parecidas como a minha bunda e a bunda da Gisele Bundchen !!!!!!

Unknown disse...

Olá Jose Guaraci!
Posso dizer que te reconheço.
Faz horas né?

Anônimo disse...

José Guaraci Fraga! Procurei muito por você! Seu revisteiro não está resistindo à maresia e precisa voltar pra casa antes do fim! Viver perto do mar dá nisso. Queridíssimo, nem sei como expressar a imensa saudade! Bom te ver positivo e operante! hahaha... Beijos!
Jeisa

Caco disse...

Procurei por José Guaracy Fraga no Google e aterrisei no meio dessa "polêmica".
Grande abraço ao "padrinho" no Quadrão (também o Edgar) e 14 Bis.
Pra mim és "o" Fraga.
Grande abraço
Caco Bisol
PS: como desocupei a moita de cartunista, logo vi outro "Caco" ocupando o meu lugar. Coisas da vida.