terça-feira, 18 de setembro de 2007

link legal MIRAN

O maior designer gráfico brasileiro
leva toda sua arte para a blogsfera



Não é de hoje que o Miran (Oswaldo Miranda) surpreende sobre o papel: isso acontece desde o início dos anos 70, quando seu traço sofisticado aparece no Pasquim e não pára mais de conquistar espaços e admiradores. Na esteira da sua incrível produtividade em mais de 30 anos, se acumulam bens para a cultura nacional: suplementos e jornais de humor, revistas de design e artes gráficas, editoração de livros e uma profusão de realizações que fazem o Brasil piscar o olho para o mundo e ser correspondido.



Com Milton Glaser como seu proponente no Art Directors Club de NY e elogios de outros mestres internacionais, Miran – excepcional como cartunista, ilustrador e designer, e rigoroso mas generoso como editor – recheia projetos com a diversidade de artistas brasileiros que vão do humor à fotografia, do design à tipografia, da propaganda à ilustração. É assim que arrebatou leitores e prêmios com a Raposa (duas fases, no Diário do Paraná e na Fundação Cultural de Curitiba), com esse colírio visual chamado Gráfica (a mais importante publicação brasileira de artes gráficas já está na edição #60), com a belíssima revista AdD e outras memoráveis iniciativas editoriais.



Agora, entre abril e maio de 2007, Miran passou a refrescar nossas retinas também na internet: estreou quatro blogs carregados do seu acervo profissional, dedicados aos campos onde brilha: cartum, ilustração, design e revista Gráfica. A proposta do conjunto é o resgate da sua enorme produção, que é postada com comentários dele mesmo sobre aspectos relevantes da criação das peças. Assombra pela quantidade dos meios de expressão, variedade de recursos e pelo nível de excelência. Não é de espantar que tudo continue atual, livre de modismos. E tudo isso é preâmbulo de mais qualidade: cada blog anuncia novos projetos, faz releituras de trabalhos, são trampolins para futuros saltos com o bico-de-pena no ar.



O principal valor desses atraentes blogs (de visual simples, conteúdo todo à vista, navegação ágil) está além do portfólio criativo do autor. Antes de tudo, já se inscrevem na categoria de referências, sejam elas funcionais (editor, diagramador, programador visual, ilustrador, designer) sejam por gênero (pôsters e papelaria, capas de livros e cds, catálogos e relatórios anuais, embalagens e logomarcas). Miran, com seu extremo bom gosto e critério implacável, projetou nesses seus blogs uma exposição virtual que se comunica instantaneamente com estudantes, fãs do grafismo, profissionais da área e qualquer um que não seja cego para a elegância gráfica. Ela começa no seu humor, passa pelas silhuetas para a Dynamic Graphics (EUA) e termina na próxima postagem, embelezando um pouco mais a net. O mínimo que o Tinta China pode dizer, sem mais palavras, é: clap, clap, clap!



www.mirancartum.blogspot.com

www.mirandesign.blogspot.com

www.miranilustra.blogspot.com

www.miranrevistagrafica.blogspot.com



(Os blogues ainda não se comunicam entre si mas o Miran promete criar um entroncamento que vai levar a todos eles e nós nos comprometemos a colocar o link ao lado em nossa lista)

Nenhum comentário: