sábado, 4 de agosto de 2007

artur, o arteiro RAFAEL








Hoje e todos os sábados, o Tinta China abre merecido espaço para dois guris: criador e criatura. A gente podia elogiar o Rafael Corrêa e o Artur, o Arteiro, de várias maneiras, como acontece com cada leitor dessa tira. Mas um exigente admirador se antecipou. Com a palavra, o prefaciador do livro de estréia do Rafael com o Artur, Direto Pro SOE, o Edgar Vasques:

"Rafael tem toda a ferramenta do grande cartunista: o desenho limpo e expressivo, simples (sem ser pobre) que veicula a verve reflexiva e falsamente ingênua das piadas ferinas.
Isso o leitor descobre imediatamente no Artur e companhia.
Mas tem mais: Rafa é jornalista, editor e visionário. Ainda na faculdade, foi um dos criadores do Bodoqe, um zine diferenciado, cujas idéias desembocaram, com coerência e coragem, numa bem-sucedida experiência alternativa de jornalismo e ativismo cultural, que ele vem tocando com seus companheiros. Essa visão jornalística, abrangente e crítica, também está presente na historieta, que se inspira na infância (anos 80) do autor.
E, sendo esse autor o multi-Rafa, podemos dizer, sem dúvida e sem trocadilho: essa "infância" é apenas o começo." (Edgar Vasques)

Um comentário:

Anônimo disse...

O Rafael apresenta um trabalho que reaproxima as pessoas de um tempo bom que já passou...