terça-feira, 31 de julho de 2007

video MURAL MONUMENTA

O dia em que a Grafar pintou
o sete na Praça da Alfândega



No dia 2 de setembro de 2006, a Grafar realizou proeza ao vivo em pleno centro de Porto Alegre. Foram 15 cabeças ( Bier , Edgar Vasques, Edu, Eugênio Neves, Fabio Zimbres, Fraga, Gilmar Fraga, Hals, Juska, Kayser, Lancast, Moa, Rodrigo Rosa, Santiago e Uberti), 30 mãos e dezenas de pincéis para colorir 60m2 de tapume num só dia, das 9 às 18h. O desafiante convite partiu da Briane Bicca , supervisora do Programa Monumenta no RS. Resultou em prazerosa tarefa e excelente comentário visual sobre sítio arqueológico descoberto na Praça da Alfândega, com vestígios do antigo cais naquele local. A pintura, com patrocínio do IPHAN e da Unesco, foi assistida pelo público, que recebeu folder produzido pela Grafar.
Intacto sob as intempéries e sem vandalismos, o tapume em frente ao Margs ficou em cartaz até abril de 2007. E o vídeo (registro histórico de Cláudia Cardoso), fica aqui no Tinta China e lá no youtube, pra alguma arqueologia social, no futuro. Desde o evento, nenhum dos participantes pode passar por tapumes em branco sem esfregar os dedos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Um dia estava em Porto Alegre e passando pelo Mural, olhando os trabalhos do pessoal vi um borburinho... junto aos desenhos a Brigada tava prendendo dois caras. São as histórias da praça.
Baita cobertura...
Abração