sexta-feira, 13 de novembro de 2009

agenda FEIRA DO LIVRO HOMENAGEIA SAMPAULO


Sábado, na Tenda de Pasárgada, o maior dos
chargistas gaúchos será lembrado na Saideira




MAUMAU

Inesquecível como pessoa - humanista, divertido, boêmio - e memorável como chargista - crítico certeiro, traço eficiente, comunicação instantânea - Sampaulo continua querido. Nos dez anos sem a sua graça, a Feira do Livro reúne os parentes, os amigos e o público para rir através de lembranças dele, do que ficou com o rico convívio com ele. Pra isso a Tenda de Pasárgada oferece o disputado espaço, para que cartunistas contem histórias e mostrem desenhos. Para que músicos cantem as canções que Sampaulo adorava. Para que a viúva Eneida, o irmão (também desenhista) Zeca Sampaio e sra, mais a irmã Thereza, e amigos e jornalistas o festejem como em vida, inclusive com a presença espiritual da sobrinha Maria Lucia Sampaio, que vive em Floripa e vai alardear o evento na blogsfera. É o mínimo que uma premiada trajetória de 45 anos como chargista merece: Sampaulo foi pioneiro na forma e no conteúdo aqui no sul, emprestou opinião e humor a importantes jornais, e influenciou todos os chargistas que vieram depois dele, como o Edgar Vasques, Santiago, Ronaldo Westerman e até Luis Fernando Verissimo. E fez mais que charge, como a imortal criação dominical, o coitadíssimo Sofrenildo, e a Marisa e o Lelé. Para abrilhantar a homenagem, o violão de Silfarney Alves (sobrinho de Darci Alves, parceiro de Sampaulo numa marchinha) e a voz de Zé Carlos, companheiros da noite portoalegrense. A cambada da Grafar tem um grande motivo pra comparecer: a saudade do mestre e amigo. Pelo mérito da iniciativa da Feira do Livro, o Tinta China adianta seu aplauso: clap, clap, clap!


CADO



CANINI



HALS



RUBEN



SANTIAGO



UBERTI



Serviço:
Evento: Saideira da Feira do Livro -
Homenagem a Sampaulo.
Quando: Sábado, 14/11, às 20h
Local: Tenda de Pasárgada
(entre o Memorial e o Santander Cultural)
Depoimentos: Edgar Vasques, Santiago, Fraga
e outros

Show: Memória Musical de Sampaulo, com
o músico Silfarney Alves
e o cantor Zé Carlos
Acesso: Entrada franca

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns colegas grafarianos. Bonita homenagem ao mestre Sampa a quem eu tive o privilégio de conviver e conhecer. CADO

Anônimo disse...

Bela homenagem ao meu
amigo e camarada Sampa.
Porque não me convidaram
pra isso, tchê?
juska

Anônimo disse...

tenho guardado uma charge - um cusco com a cara do collor mijando no eleitor- me ofertada pelo Sampaulo na primeira e única vez q tive a oportunidade de conversar com ele ( 1990 )num buteco na av.ipiranga em poa, o mestre bebia uma cerveja as 10 da matina.
depois voltei a vê-lo em 97, mas como já estava doente, ñ podiamos mais conversar .. guardo até hoje este papel com muito cuidado.
louzada