NAJI AL-ALI (1936-1987) cartunista e ilustrador palestino, considerado um dos mais populares do mundo árabe. Criador da personagem Handala, uma criança palestina refugiada que aparece como sua assinatura em todos os seus desenhos desde 1975.
NÃO ENTENDI!! O CRISTO TÁ SE DESPEGANDO DA CRUZ E AO MESMO TEMPO ATIRANDO A PRIMEIRA PEDRA. E O GURIZINHO EM MINIATURA QUÉ DIZÊ O QUÊ??' SANTIAGO (O BURRÃO)
Uma dica: atirar pedras no exército israelense é um gesto habitual dos palestinos. Isto tem sido feito inclusive por crianças, como o gurizinho (Handala).
O problema é q o desenho é uma charge, e não um cartum. E aí cai na clássica questão da charge: quem não conhece os detalhes do tema não pega o sentido do desenho. Imaginem o impacto, no contexto da bronca no oriente médio, da imagem de Cristo (um judeu renegado), solidarizando-se c/ os oprimidos e mandando pedras contra Israel, como faz a resistência palestina... é uma pedrada! Edgar
A Grafar é uma associação aberta a cartunistas, chargistas, caricaturistas, ilustradores e quadrinistas gaúchos, ou por aqui em atividade, profissionais ou iniciantes, guris e gurias. Para se associar, escreva à Grafar. O Tinta China é o nosso canal oficial na internet. Sejam bem-vindos sempre.
5 comentários:
Legal,discreta mas diz tudo.
Simch
NÃO ENTENDI!!
O CRISTO TÁ SE DESPEGANDO DA CRUZ E AO MESMO TEMPO ATIRANDO A PRIMEIRA PEDRA.
E O GURIZINHO EM MINIATURA QUÉ DIZÊ O QUÊ??'
SANTIAGO
(O BURRÃO)
Uma dica: atirar pedras no exército israelense é um gesto habitual dos palestinos. Isto tem sido feito inclusive por crianças, como o gurizinho (Handala).
Exato.
Simch
O problema é q o desenho é uma charge, e não um cartum. E aí cai na clássica questão da charge: quem não conhece os detalhes do tema não pega o sentido do desenho. Imaginem o impacto, no contexto da bronca no oriente médio, da imagem de Cristo (um judeu renegado), solidarizando-se c/ os oprimidos e mandando pedras
contra Israel, como faz a resistência palestina... é uma pedrada!
Edgar
Postar um comentário