quinta-feira, 23 de agosto de 2007

evento 4º CARTUCHO

Em Santa Maria, a graça direto
do produtor ao consumidor



... E o evento não levou: ainda ecoam em Santa Maria os risos, risadas e gargalhadas pelo 4º Cartucho - Encontro dos Cartunistas Gaúchos – no último fim de semana. Mais uma vez, sob a regência do Máucio e patrocínio da prefeitura, cartunistas de várias partes do estado invadiram a cidade para uma engraçada turnê de lápis, tintas e canetas. Como sempre, o cartum deixou a folha impressa e foi ao encontro do público, que pôde admirar ao vivo uma cambada de cartunistas desenhando in loco, num contato direto com o artista e o seu processo criativo. O ato de desenhar é um prazer de parte a parte: sempre impressiona o público e as reações do público sempre espantam os rabiscadores. A construção do desenho, o traço desenvolto, as idéias, a imagem final, tudo atrai e encanta. E a interação entre artista e observador cria o efeito pretendido pelo Cartucho: humor envolvente, sem a intermediação de nenhum veículo.



Nesta edição do Cartucho, o homenageado foi o Edgar Vasques, com retrospectiva em exposição conjunta com a produção do final de semana. Como em todas as edições do Cartucho, foi sorteado um tema a ser desenvolvido pelos participantes. O deste ano foi "Erro". Quer dizer, um acerto temático, pois a cambada produziu sem parar e o resultado agradou em cheio aos visitantes do Monet Plaza Shopping, onde a mostra se realizou. E em paralelo, ocorreram as oficinas previstas: uma de aquarela, com o dedicado profissionalismo do Edgar Vasques e a oficina de desenho de humor, com a habilidade e a competência do Byrata, ambas concorridas. Por tudo que houve de divertido, boa organização e ótima acolhida, o sucesso deste 4º Cartucho torna o evento, definitivamente, um modelo para outras cidades, inclusive Porto Alegre. Não existe melhor maneira de congraçar pessoas. O Tinta China, que acompanhou de perto, aplaude e pede bis: que venha logo o 5º Cartucho. Já tá demorando!

Foto e fotomontagem: Hals
Álbum de fotos 4o Cartucho aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

*Um texto para assinar embaixo!

Anônimo disse...

Que arrependimento de não ter ido... Mas ja to fazendo a contagem regressiva pro ano que vem... 365... 364... 363... 362...